29/03

5 conceitos da Volkswagen que conquistaram salões do automóvel

Em épocas de Salões do Automóvel, vemos incontáveis conceitos futuristas. Muitos deles chegam para dar inspiração a veículos que chegaram ao mercado, mas muitos outros são apenas exercício de imaginação de engenheiros e projetistas pensando no futuro da indústria.

Se parte da imprensa automotiva acaba dando mais atenção a esportivos, supercarros e hipercarros, alguns showcars da Volkswagen – muitas vezes voltados para modelos de rua – acabam menos notados. Nem por isso a montadora deixou de fazer história nos principais eventos do calendário de motorshows.

Para provar isso, lembramos cinco conceitos da Volkswagen que fizeram história em Salões do Automóvel!

GTI Roadster Vision Gran Turismo

Os modelos Vision Gran Turismo são versões de clássicos ainda mais velozes pensados especialmente para a série de games de corrida Gran Turismo.

GTI Roadster Vision Gran Turismo

O GTI Roadster nasceu como uma variação extrema do Golf GTI. A equipe da Volkswagen idealizou o conceito com um motor V6 3.0 TFSI biturbo que oferece 503 cavalos de potência.

O conceito foi apresentado no Festival de Wörthersee, maior encontro mundial de fãs da VW, em 2014, na Áustria. Até hoje, fãs da marca esperam que o protótipo se torne realidade. Resta apenas torcer!

BUDD-e/ ID concept

O futuro é elétrico. Em 2016, a Volkswagen deixou isso bem claro com dois dos principais protótipos apresentados em eventos. No início do ano, a montadora apresentou o BUDD-e na CES, feira de tecnologia que acontece em Las Vegas. Uma sucessora espiritual da Kombi equipada com dois propulsores elétricos:  um dianteiro de 136 cv e um na traseira de 170 cv.

Budd-E

Eles garantiriam uma autonomia de 530 km.

Já o ID concept foi mostrado no segundo semestre, no Salão de Paris. Ele é o conceito do primeiro carro totalmente elétrico que a Volkswagen pretende colocar no mercado em 2020. Ele é o protótipo central para o desenvolvimento da Modular Electric Drive, nova plataforma da empresa desenvolvida para veículos elétricos.

id concept

Gol GT

O Volkswagen GT Concept, ou mais conhecido como Gol GT, foi um conceito apresentado no Salão de São Paulo no final de 2016. O objetivo foi trazer a aura esportiva do clássico Gol GT dos anos 80 para a carroceria atual do modelo mais vendido da história do país.

Além dos detalhes em vermelho para realçar a apimentada que o modelo recebeu, o modelo tem entradas de ar mais agressivas, grade frontal com formato colmeia e um spoiler diferenciado. A atual geração do Gol pode estar chegando ao fim, mas não nos incomodaríamos nem um pouco em receber uma versão envenenada como o GT.

Gol GT Concept

XL Sport

O XL Sport foi uma das raras tentativas da Volkswagen em apresentar um superesportivo em um grande evento. Apresentado no Salão de Paris de 2014, o modelo contava com o motor de dois cilindros mais poderoso do mercado, desenvolvido pela marca de motos Ducati – também do Grupo Volkswagen.

Ele foi baseado Volkswagen XL1, veículo de alta eficiência apresentado em 2011 no Salão do Qatar. Com linhas semelhantes aos modelos esportivos japoneses do início dos anos 90, com portas do tipo borboleta, corpo em fibra de carbono e visual disruptivo.

XL Sport

Com 197 cavalos, o XL Sport era capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos, com máxima de 270 km/h.

W12 Syncro/Nardo

Se o visual do XL Sport já parecia uma homenagem aos carros dos anos 80/90, o que dizer do W12 Syncro Concept, que estreou no Salão de Tóquio em 97?

As curvas que até hoje predominam nos protótipos do Mundial de Endurance (WEC) eram acompanhadas do motor de incríveis 5,6 litros W12 com 414 cavalos de potência. O Modelo foi projetado pela Italdesign, e foi uma amostra de que a Volkswagen era capaz de desenvolver um supercarro com um motor capaz de concorrer com os grandes da época.

w12

No Salão de Tóquio de 2001, quatro anos depois, a VW apresentou uma nova vesão, o W12 Nardo, que oferecia ainda mais potência, com 591 cavalos.