21/10

5 cuidados com o carro no fim de semana

Sexta-feira após o expediente ou sábado pela manhã… Há melhor hora para cuidar do carro e se preparar para o fim de semana?

Diferentes cuidados com o carro têm sua periodicidade própria, mas para quem tem dificuldades de acompanhar diferentes datas, fazer uma checagem geral de alguns itens e manter alguns cuidados básicos todas as semanas é a melhor forma de manter o carro bonito e com ótimo funcionamento.

cuidados com o carro no fim de semana

E claro, essas dicas também serão úteis para quem só usa o carro no final de semana.

Lavar o carro

Se não for lavar o carro em um posto, escolha bem o local, com preferência a sombras. É importante que a lataria esteja fria para evitar manchas na pintura do carro.

Dê preferência a xampus específicos ou sabão neutro e use um pano de microfibra ou uma esponja umedecida. Não é interessante deixar o sabão secar, então lave a lataria por partes, enxaguando-as na sequência.

Se você usa uma capa protetora de lataria, só cubra o carro após ele secar.

Confira nosso guia completo para lavar o carro.

Calibrar os pneus

Manter os pneus calibrados é um dos cuidados mais comuns de serem esquecidos. O ideal é calibrar os pneus a cada 15 dias, com valores de pressão de acordo com o modelo e a carga aplicada.

carbel x calor calibragem pneus

Verifique no Manual do Proprietário para usar o valor correto para o seu carro.

Use o ar-condicionado

O uso do ar-condicionado faz com que os dutos de ar se tornem úmidos. Assim, cria-se um ambiente propício para o aparecimento de bactérias e fungos, que podem causar doenças e odores ruins no carro.

A ideia é, antes de sair do carro, deixar o ar quente ligado por alguns minutos (entre 2 e 3 minutos já é suficiente). Isso retira a umidade do carro e evita que os cheiros ruins apareçam.

Água e óleo

As trocas de óleo devem seguir o prazo e a quilometragem recomendados. Contudo, é importante checar periodicamente para garantir que o nível do lubrificante é o indicado e não há nada fora do comum com o carro.

A água do sistema de arrefecimento também deve ser checada rotineiramente. Como o volume do líquido se expande com a atividade do motor, é preciso ter cuidado na hora de averiguar a quantidade de água no radiador. O líquido deve ser adicionado com o carro ligado.

Confira as luzes do painel

Se você não usa seu carro todos os dias, esse cuidado é ainda mais importante. As luzes indicadoras do painel podem sinalizar problemas relacionados ao nível de óleo e água, nos freios, na injeção eletrônica e em outros componentes importantes.

Caso algum problema seja sinalizado, procure a assistência técnica o mais rápido possível.

6758_dicas

Acompanhe as novidades da Volkswagen e as dicas da Carbel na internet. Assine nossa newsletter e nos acompanhe pelo Facebook!