23/05

5 destaques da Wörthersee Treffen 2016 – o maior encontro da VW do mundo

O Wörthersee Treffen já tem espaço cativo no calendário de eventos automobilísticos do mercado europeu. Entre os dias 4 e 7 de maio, as margens do lago Wörthersee, na Áustria, receberam mais de 100 mil pessoas no maior encontro de apaixonados pela Volkswagen do mundo.

Worthersee Treffen 2016

E não é só carros da VW que podem ser vistos na paisagem austríaca. Modelos de outras empresas do Grupo Volkswagen marcam presença todos os anos, como Audi, Porsche e Seat, para citar só alguns.

Tradicionalmente, o evento é palco de vários modelos clássicos e raros, com modificações únicas feitos pelos entusiastas. No ano passado, por exemplo, o Wörthersee Treffen contou com a presença de uma Kombi superesportiva equipada por um motor biturbo do Porsche 993, com mais de 500 cavalos!

E não são só as experimentações dos fãs que marcam presença na festa. A Volkswagen aproveita a reunião e apresenta alguns modelos e conceitos exclusivos. Foi na Wörthersee que a empresa lançou o Golf GTI Clubsport S, edição limitada que comemora os 40 anos da configuração esportiva do hatchback.

Golf GTI Clubsport S Nurburgring

O modelo quebrou entre os veículos de tração dianteira no circuito Nürburgring Nordschleife ao cumprir uma volta em 7:49,21.

O evento é marcado pelas inúmeras versões modificadas do Golf, mas nos últimos anos tem diversificado os modelos apresentados. Confira agora cinco modelos que se destacaram na edição de 2016 do Wörthersee Treffen!

Golf GTI Heartbeat

Outra tradição é a apresentação de conceitos idealizados pelos trainees da VW. Esse ano, os jovens entre 20 e 26 anos modificaram um Golf GTI e criaram a versão Heartbeat.

Golf GTI Heartbeat

O modelo apresenta, além de uma pintura especial que comemora os 40 anos do GTI, um poder maior, com 400 cv de potência. Ele troca o banco traseiro por uma gaiola de proteção, rodas de 20 polegadas e um sistema de som de 1.360 watts com sete alto-falantes.

Golf R Variant Performance 35

Outro modelo apresentado pelos jovens profissionais da Volkswagen foi o Golf R Variant Performance 35, baseado na bela perua da Volkswagen. Ele homenageia os 35 anos do festival.

Golf R Variant Performance 35

O foco é novamente o desempenho e o som: o modelo foi preparado para chegar aos 348 cv de potência e conta com sistema de 2.500 watts com 12 alto-falantes.

Volkswagen Type 181

O Type 181 foi um modelo da Volkswagen produzido entre 1968 a 1983. Inicialmente desenvolvido para o exército da Alemanha Ocidental, o modelo teve nomes diferentes em cada país em que foi lançado. Talvez o mais icônico seja o nome norte-americano, Volkswagen Thing, a Coisa.

Ele parece um Fusca quadrado não por acaso. Ele compartilha componentes não só do icônico Carro do Povo, como também da Kombi. O chassi também foi utilizado pelo Type 1 Karmann-Ghia, um dos primeiros esportivos construídos pela marca.

Volkswagen Type 181 Worthersee

Volkswagen Lamando GTS

O Lamando GTS é um modelo até agora exclusivo do mercado chinês. Ele pode ser considerado uma variação mais esportiva do Jetta, com linhas dinâmicas em seu design. Ele foi baseado no conceito NMC, apresentado em 2014.

O GTS conta com o mesmo motor do Golf GTI, um 2.0 TSI de 220 cv. É improvável que vejamos esse bólido em ruas brasileiras.

Volkswagen Lamando GTS Worthersee

Volkswagen Scirocco

O Scirocco pode ser considerado como um modelo cult da marca. O coupé derivado do Golf foi lançado pela Volkswagen em 1974 e nunca foi lançado no Brasil.

No paraíso da tunagem e das modificações que o Wörthersee, esse Scirocco é até discreto, com suas grandes rodas de liga leve e rebaixamento.

Volkswagen Scirocco Worthersee

Menção honrosa

Não pode ser um evento sobre a Volkswagen sem um Fusca, certo? E essa versão acaba com qualquer mau humor que pode haver no trânsito! =)

Fusca Worthersee