14/07

5 dicas para limpar o interior do carro

A hora de lavar o carro pode ser um dos momentos mais gratificantes para os apaixonados por carros. Tirar o veículo da garagem, dar um bom banho, encerá-lo e deixá-lo brilhando como novo – já fizemos um guia para te lembrar as melhores práticas para lavar o carro. Mas e para limpar o interior?

A correria da rotina contribui para que algumas atividades importantes sejam muitas vezes deixadas para o trânsito. E isso acaba contribuindo para que o carro acumule sujeira – como embalagens e farelos de alimentos, resíduos de maquiagens, jornais, revistas, etc.

dicas para lavar o interior do carro

Lavar o carro por dentro é uma tarefa a parte, que pouco tem a ver com a dinâmica de limpar a lataria externa. Então confira nossas dicas para deixar seu carro mais bonito, limpo e cheiroso para você e todos os passageiros!

Principais superfícies

Para limpar as principais superfícies do interior do carro, como o painel de instrumentos, os revestimentos das portas e as colunas, utilize apenas um pano úmido de tecido que não desfie.

Jamais utilize produtos que contenham solventes derivados de petróleo para limpar esses locais.

Dicas para lavar o carro por dentro

Cintos de segurança

Puxe o cinto de segurança para fora e o molhe em uma solução morna de água e sabão neutro. Tome cuidado para não molhar o fecho. Não utilize produtos químicos ou ácidos, pois podem danificar a resistência do tecido.

Só retorne o cinto para seu compartimento quando estiver totalmente seco, já que a umidade pode danificar o enrolador automático.

Tecidos

Os estofamentos, revestidos de tecido e do teto devem ser aspirados periodicamente. Para limpá-los, utilize uma esponja macia ou pano que não desfie. Se for necessário utilizar escova, utilize uma que não seja agressiva ao tecido do seu carro.

No caso de sujeira pesada, use uma espuma especial.

Utilize o lado macio da esponja, esfregando levemente sobre o tecido. Cuidado para não deixar o tecido encharcado. Utilize panos secos para absorver a espuma e use o aspirador depois de secar.

Couro

Para retirar poeira ou manchas do couro, molhe a superfície e use um pano de boa absorção. Se ainda assim não sair, utilize detergente neutro com uma esponja úmida.

No caso de sujeiras mais críticas, como óleo, batom ou canetas, dissolva duas colheres de sopa de sabão neutro em um litro de água e aplique no local. Aplique com cuidado, para que a água não penetre pelas costuras. Enxugue com um pano macio.

como limpar bancos de couro

Algumas manchas podem exigir a limpeza não apenas do local, mas de toda superfície, para evitar diferenças de nuance no couro. Existem produtos especiais para hidratação do couro que podem ser utilizados para melhorar a aparência e ajudar na proteção e ressecamento da superfície.

É importante ter alguns cuidados com roupas escuras molhadas úmidas. O contato dela nos bancos pode manchar o couro.

Tapetes

Os tapetes de borracha podem ser lavados com uma mangueira, já que a pressão da água ajuda a retirar impurezas impregnadas no material. Água e sabão são suficientes para limpá-los.

Para os tapetes de carpete, use uma escova úmida. Deixe secando por um bom tempo, já que o material demora mais para ficar totalmente seco.