15/06

7 cuidados com seu carro no inverno

O inverno chegou e enfim as temperaturas começaram a abaixar. Embora em muitas regiões do Brasil o clima não apresente tantas mudanças, o frio passa a se tornar mais comum e pode influenciar no funcionamento dos carros e nos cuidados com a direção e manutenção do veículo.

7 cuidados carro inverno

Itens como bateria, ar-condicionado, reservatórios e palhetas sofrem impactos diretos das mudanças climáticas, por isso é necessário ficar atento com a situação do carro.

Por isso, a Carbel reuniu algumas dicas para você estar preparado para dirigir no inverno com segurança e seu carro sempre em ótimas condições!

Tanque para partida a frio

As primeiras gerações de motores flexíveis utilizavam um pequeno tanque de gasolina para facilitar a partida do veículo quando abastecido com álcool.

Com temperaturas acima de 20° C, o veículo não utiliza essa gasolina. Contudo, ela é acionada com o frio. Ou seja, fique atento ao tanquinho e sempre lembre de abastecê-lo com gasolina de qualidade quando usar etanol no tanque principal.

cuidado tanque partida a frio

Se a gasolina estiver há muito tempo no tanquinho, é aconselhável levar o veículo a uma oficina para retirar o líquido restante e então abastecê-lo novamente. Isso porque, com o tempo, a gasolina pode perder parte de sua capacidade de combustão. Por ter uma vida útil maior, a gasolina aditivada é melhor recomendada para o tanquinho.

Solenoide de abertura do reservatório

O solenoide de abertura do reservatório, por ser pouco utilizado, recorrentemente apresenta problemas. Assim, ele deixa de liberar a gasolina do tanque para a partida a frio.

Se isso acontecer, a peça deve passar por uma limpeza ou ser trocada.

Bateria

A bateria é outro componente que deve ser checado no inverno. Isso porque, com as temperaturas mais baixas, o óleo pode estar mais viscoso, exigindo mais da bateria para o sistema de partida do carro.

Com o frio, a velocidade de reação dos componentes químicos da bateria também diminui. Fique de olho no nível de carga, já que o gasto é maior nesta época.

Se ao girar a chave na ignição o motor responder com lentidão, pode estar na hora de trocar – ou recarregar – a bateria do automóvel.

Alguns itens como alarme, rastreadores e central de injeção não desligam – eles permanecem em stand by – a bateria é utilizada mesmo com o carro desligado. Caso você for viajar por um longo período sem o carro, pode ser interessante desconectar o cabo do terminal positivo.

Motor de arranque

Já deu para perceber que o sistema de partida é comprometido com o frio. Com o motor de arranque não é diferente. Para tal, fique de olho em itens como bendix e escovas, que podem apresentar defeitos no inverno.

Na hora da manutenção, peça ao mecânico para conferir o funcionamento dessas peças.

Ar-condicionado

Com o friozinho chegando, hora de dar um tempo no ar-condicionado, certo? Errado!

Manter o ar-condicionado desligado por muito tempo pode fazer as borrachas de vedação ressecarem, além de danificar a tubulação.

cuidados ar-condicionado

Especialistas recomendam ligar o ar entre 10 minutos a uma hora por semana para circular o gás pelos tubos e lubrificar as borrachas. Se estiver muito frio, você pode até testar a função de ar quente do ar-condicionado!

Pneus

Os pneus podem sofrer problemas de deformação, principalmente se não estiverem com a calibragem correta. O ideal é calibrar os pneus todas as semanas para evitar danos causados pelo frio.

Dicas no trânsito

Mesmo tomando todos os cuidados, os problemas do trânsito e alguns hábitos de direção podem comprometer o funcionamento do carro. Os congestionamentos são um bom exemplo.

Muitos motoristas costumam ligar e desligar o carro em engarrafamentos. Isso não é nem um pouco indicado no inverno. Isso pode sobrecarregar ainda mais todo o sistema de partida e seus componentes, que já são mais forçados em temperaturas menores.

cuidados freio de mao

Outra dica é dar preferência ao freio de mão em situações como sinais fechados. O freio de pedal exige muito mais da bateria – que já é mais forçada no inverno – em marcha lenta.

Gostou das dicas? Continue acompanhando o blog da Carbel para mais orientações de cuidados de manutenção e direção, além das principais novidades do mundo Volkswagen!