02/12

A hora certa de vender/trocar o carro

venda

A frequência ao mecânico não é o único indicador para vender ou trocar o carro. O ideal é avaliar aspectos financeiros, comerciais e até a satisfação pessoal antes de tomar qualquer decisão.

Quanto está valendo o seu carro? Para saber isso consulte a tabela Fipe, mas saiba que nos dois primeiros anos, a desvalorização é mais acentuada e, nos anos seguintes, ela vai se estabilizando ao redor dos 10%. Caso a manutenção ultrapasse 10% do valor de venda do carro é um sinal para vendê-lo.

Outra pergunta a ser feita é: você já fez uma boa revisão do seu carro ou sempre vai ao mecânico para olhar problemas pontuais? Algumas peças precisam ser substituídas durante a vida útil do carro, se não elas acabam estragando outras peças. Uma boa revisão pode renovar o seu carro!

Além disso, a revisão ajuda na avaliação da negociação, uma vez que não o deprecia ainda mais. A funilaria e a pintura também devem estar em dia, afinal, ninguém quer comprar um carro amassado, não é mesmo?

Assim, um carro sem cuidados não é motivo para venda. Arrume-o e depois decida se ainda é ou não é o caso de vendê-lo.

Um bom tempo para ficar com carros pequenos e médios é de 5 anos, pois borrachas e plásticos utilizados nas peças dos carros têm uma probabilidade maior de sofrerem deformações após esse período. Carros acima dos 100.000 km rodados também indicam a hora de vender, uma vez que a probabilidade de quebra aumenta muito.

Já para os carros de luxo o tempo é de cerca de 3 anos ou 50.000 km rodados, pois possuem índices de depreciação entre 15% e 20%, além do alto custo de manutenção.

A chegada de novos modelos ou o fato de o carro sair de linha reflete no preço tanto de carros novos quanto dos seminovos. Por isso, fique atento à movimentação das marcas, pois isso pode ser um sinal para trocar de carro.

A última questão a ser analisada é a sua satisfação com o carro. Não há nada mais gostoso que ter um carro zero na garagem e uma boa relação com sua montadora e concessionária. Por isso, se você está infeliz devido a algum desses motivos, passe na Carbel e agende um Best Drive!

Fonte: g1.globo.com