04/02

Alarme detecta se criança está trancada no carro

12

Infelizmente, nos últimos anos, presenciamos em vários canais da imprensa brasileira casos de motoristas que esquecem crianças dentro de veículos. Mas, esse fenômeno não está limitado somente ao Brasil. Segundo o website especializado Kids and Cars, somente nos Estados Unidos, esse tipo de acidente teve um crescimento de 10 vezes em um período de 20 anos, passando de 5 em 1990 para 49 em 2010.

Pensando nesses dados e em como poderia trabalhar em algo que pudesse ajudar essa falha humana do esquecimento, um ex-aluno de Engenharia Elétrica da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, Victor Angel Bocchi Castellaro, de 24 anos, criou um equipamento revolucionário. O aparelho detecta se há uma criança trancada em um carro sem ocupante no banco dianteiro e age em função disso.

Tudo foi resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que foi defendido em maio de 2014.  De acordo com Castellaro, o sensor identifica se o veículo possui alguma criança no banco de trás, e se há algum passageiro no banco da frente. Se o adulto sair e fechar os vidros, o aparelho mede imediatamente a temperatura interna do veículo.

O projeto foi premiado como um dos melhores trabalhos do ano de 2014, no curso de Engenharia Elétrica da universidade.

Certamente, a empresa que resolver disponibilizar o produto ou um similar atrairá a atenção da imprensa e do mercado. Concorda?