04/04

Android Auto chega aos carros da VW em abril

O Android Auto, versão do sistema operacional móvel do Google para carros, será disponibilizado no Brasil a partir da primeira quinzena de abril. Assim, o sistema pode ser sincronizado com as centrais multimídia dos veículos da Volkswagen por meio do App Connect.

A Volkswagen é a montadora com o maior número de carros com suporte ao sistema. Os modelos da VW capazes de receber o Android Auto são o Novo Gol, Novo Voyage, Nova Saveiro, Fox, CrossFox, SpaceFox, SpaceCross, Golf, Jetta, Novo Passat, Tiguan e Fusca.

O Android Auto é compatível com celulares que usam a versão Lollipop (versão 5.0 e posteriores). O motorista deve baixar o aplicativo (gratuito) do Auto pelo Google Play e ligar o celular via cabo para conectar o celular à central multimídia do carro – ele ainda não funciona via Bluetooth.

Android Auto – acesso

Android Auto

Por meio do Android Auto, o motorista pode controlar as funções do celular por voz. Por meio da conexão com a internet do smartphone, o motorista pode acessar aplicativos do Google como Maps, Hangouts e Google Play Música, além de apps terceiros como WhatsApp, Spotify e Skype.

O acesso pela central multimídia garante uma utilização mais segura e intuitiva dos recursos. Por exemplo, buscas só podem ser realizadas com o carro parado. O YouTube não está disponível, justamente para evitar distrações (e cumprir a legislação brasileira que proíbe conteúdo animado com o veículo em movimento). Para o mesmo efeito, o sistema desliga automaticamente a tela do celular.

Outra função voltada à segurança está relacionada aos faróis. Quando o motorista os acende, o Android Auto entende que está de noite (ou que as condições de luminosidade estão baixas) e torna a tela preta para que o brilho não atrapalhe a direção.

Android Auto – interface

A tela inicial do Android Auto não espelha como são as homescreens do celular conectado. O Auto mostra cartões semelhantes aos exibidos pelo Google Now, com informações sobre condições de tempo, compromissos na agenda e estimativas de tempo de trajetos.

Na parte inferior da tela, há cinco botões com funções básicas: acesso aos trajetos do Google Maps, atender/fazer ligações, retorno à tela inicial, Google Play Música e o retorno para o sistema nativo da central de entretenimento do carro.

O sistema de controle por voz pode tanto enviar como ler as mensagens, utilizando a tradicional “voz do Google” do Google Tradutor. E qualquer pessoa presente no veículo pode comandar o Android Auto por voz, mas o comando “Ok, Google” não está presente. Para controlar o sistema, é necessário acionar o botão de microfone na tela.

Antes do Auto, usuários de Android utilizavam as funções de seus smartphones nas centrais multimídias dos modelos Volkswagen por meio do MirrorLink, que espelha o celular no veículo. Para quem utiliza iPhone, as centrais são compatíveis com o Apple CarPlay, já disponível no Brasil.