27/01

A limpeza a vapor dos motores é segura?

limpesa a vapor banner

Várias pessoas sempre discutem se um motor de carro tem que ser lavado a vapor ou não, e existem prós e contras para fazer isso. Uma coisa importante a considerar nessa circunstância é que a limpeza a vapor dos motores não é uma opção recomendada para todos os tipos de motores automotivos, e que esse método de limpeza depende inteiramente da escolha do proprietário ou não.

 

O que é limpeza a vapor de motores?

 

Na limpeza a vapor, uma máquina produz a água que é transformada em vapor com o aumento da temperatura. Assim, um jato de alta pressão junto com o vapor remove a sujeira do motor.

 

A maior parte dos proprietários de veículos diz que a limpeza a vapor do motor do carro é importante, uma vez que ajuda a eliminar resíduos de fuligem e graxa. Sendo assim, para compreender se a limpeza a vapor do motor do seu carro é importante ou não, vamos considerar as vantagens e desvantagens de fazer isso:

 

Vantagens da limpeza a vapor dos motores de carros

 

  1. Quando você faz a limpeza a vapor no motor do seu carro, reduz a incidência de fogo no motor de forma significativa.
  2. A limpeza a vapor dos motores de automóveis tem sido conhecida por prolongar a vida útil total do motor do carro.
  3. Através deste processo, a fonte de quaisquer tipos de vazamento de fluido pode ser identificada. Além disso, a limpeza a vapor ajuda a restaurar a aparência do motor uma vez que os vazamentos de fluido são corrigidos.

Desvantagens da limpeza a vapor dos motores de carros

  1. Sistemas de controle elétrico: Os controles eletrônicos de motores podem ser facilmente danificados pela água quente e vapor de alta pressão. Existe um alto risco de estes componentes serem expostos à água, se o vapor não for usado da maneira correta.
  2. Sistema de ignição: O sistema de ignição do automóvel é composto por bobinas de ignição, cabos e as velas de ignição, e todos estes componentes são bastante sensíveis à água. Se estes componentes forem danificados durante a limpeza a vapor, então você precisará gastar dinheiro na substituição de cada um deles.
  3. Sistema de entrada de ar: Um sistema de admissão de ar do automóvel tem três partes principais: filtro de ar, sensor de fluxo de massa e corpo de borboleta. Este sistema é geralmente resistente à limpeza a vapor. O sistema pode se desconectar por conta do vapor de alta pressão, o que pode, em seguida, deixar a água entrar no motor.

Como você pode perceber, a limpeza de motores de carros a vapor não é considerado um método completamente seguro, nem totalmente prejudicial.  É importante levar em consideração que antes de realizar isso, é preciso ter experiência prévia de lidar com carros e motores de automóveis.

Se você tiver quaisquer dúvidas sobre a realização de limpeza a vapor no motor do seu carro, você deve perguntar a um profissional especializado para obter tal informação.