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Calibragem dos pneus conforme o peso do carro

calibragem

No dia a dia o carro não anda tão carregado, mas durante as férias essa situação se inverte: a turma toda com malas e sacolas sai para viajar. Nesse caso, fique atento à calibragem dos pneus, pois, em alguns carros, ela pode ser diferente nessas duas circunstâncias.

Imagine um carro vazio com uma pressão do pneu maior do que o necessário. Nesse caso, a área de contato do pneu fica menor e o carro fica muito impreciso. Assim, o ideal é diminuir a calibragem. Já com o carro cheio e com a calibragem menor, o pneu ficará achatado e as respostas do carro também não serão boas.

Quando o pneu está calibrado de forma correta e correspondente ao seu peso ele fica com o contato pleno da banda de rodagem no chão, mas quando ele sofre uma pressão o pneu perde o contato no centro.

Nessa situação o carro fica instável em pista seca e em pista molhada ele corre o risco de sofrer o fenômeno chamado aquaplanagem. Ou seja, a água levanta o pneu, diminuindo o atrito dele com o chão, podendo fazer com que o carro deslize facilmente e provoque acidentes.

Para saber se o seu carro precisa de uma calibragem diferente quando o carro está vazio ou carregado procure as instruções do fabricante no manual e faça uma viagem tranquila.