19/10

Carbel vs Calor: dicas ao utilizar o ar-condicionado

Mal começamos a primavera, mas as temperaturas já estão dignas de verão. O calor dessa época do ano interfere em vários aspectos de nossas rotinas. Sejam nas roupas, nos cuidados com a saúde, com a casa, no trabalho, na alimentação e claro, no trânsito. Congestionamentos nunca são legais. Debaixo do sol quente então, são ainda piores. Entrar no carro que ficou estacionado na rua se torna uma tarefa árdua. Nessas horas, temos um super-herói chamado ar-condicionado.

cuidados ar condicionado

Contudo, existem cuidados e procedimentos ideais para a utilização do ar-condicionado do seu carro. Então confira nossas dicas para fugir do calor escaldante do trânsito no verão sem comprometer sua saúde!

Manutenção

Em outras épocas do ano, principalmente as de temperaturas amenas, muitos motoristas pouco utilizam o ar-condicionado de seus carros. Se esse for o seu caso, é importante realizar uma limpeza do filtro de ar e do sistema de refrigeração. A pouca utilização pode gerar o acúmulo de poeira, fungos e tártaro, que podem causar problemas de saúde para o motorista e passageiros.

No primeiro momento, abra as janelas

Ao entrar no carro quente, o instinto natural pode ser ligar imediatamente o ar-condicionado. Não faça isso! Abra as janelas para expulsar o ar quente do veículo. Se for possível, fique alguns minutos com as portas abertas antes de ligar o carro para ajudar no processo.

cuidados ar condicionado 2

Com o veículo em uma temperatura mais baixa e já em movimento, ligue o ar.

Circule o ar

Existe o comando que impede a entrada do ar externo no veículo. Mesmo que ela agilize o efeito do ar-condicionado, a função torna o ar mais seco e pode provocar reações alérgicas.

Evite choque térmico

É ótimo sentir o geladinho de um bom ar-condicionado. No entanto, ao sair do veículo, o choque de temperatura também pode ser prejudicial à sua saúde. O interessante é, pouco antes de deixar o veículo, diminuir a intensidade do ar-condicionado. Assim, você reduz o impacto da diferença de temperatura.

Direcione o ar

cuidados ar condicionado - direcione o ar

A forma mais eficiente para a ação do ar-condicionado não é direcioná-lo diretamente para os ocupantes dos veículos. Como o ar quente sobe e o frio desce, devido à diferença de densidade, o ideal é dirigir a saída do ar para a parte superior do veículo.

Assim, o ar-condicionado estimula a movimentação e a refrigeração do ar mais quente, garantindo um conforto térmico mais rápido e eficiente.

Ligar em viagens curtas?

Lembre-se que o efeito do ar-condicionado não é instantâneo. Ou seja, se você vai se deslocar por um trajeto curto com trânsito tranquilo, talvez ligar o ar não seja necessário. Evite o choque térmico e abaixe os vidros.

Acompanhe no Blog da Carbel as melhores dicas para cuidar bem de você e do seu carro neste verão.