03/11

Carbel vs Calor: manutenção do carro no verão

Não somos só nós que sofremos com o calor no trânsito. As altas temperaturas podem comprometer a integridade de várias partes do veículo. Por isso, quando o calor chega, alguns cuidados especiais são essenciais para que o carro mantenha um bom funcionamento e sua estrutura se mantenha confortável.

carbel x calor manutencao

A exposição dos veículos ao sol, no trânsito ou quando estacionado, pode gerar um desgaste relevante ao carro. Alguns cálculos estimam que um carro pode perder entre 15% a 25% de seu valor de revenda por problemas causados por exposição ao sol ou a altas temperaturas.

Mas não se preocupe, com alguns cuidados que o Blog da Carbel recomenda, seu veículo permanecerá em ótimo estado. E eles nem exigem tantos gastos. Basta apenas tirar um tempo para cuidar do seu companheiro. Confira!

Fique de olho no sistema de arrefecimento

Com temperaturas mais altas, é importante ficar de olho no nível de água, já que o sistema de arrefecimento fica mais ativo nessa época do ano. A substituição do líquido acontece a cada 50 mil km, mas pode ser antecipada se houver algum sinal de ferrugem. Na troca, é bom usar solução de aditivo e água desmineralizada segundo a recomendação do fabricante, pois isso evita ferrugem e permite o melhor funcionamento do sistema de refrigeração do motor.

 carbel x calor cuidados motor

 Válvula termostática

A válvula termostática faz o líquido do arrefecimento circular no momento certo. Basicamente, ele impede o superaquecimento. É importante verificar constantemente a situação da válvula. Sem ela, o veículo ainda consome mais combustível.

Motor superaquecido

Se o indicador de temperatura do motor chegar a um nível crítico, pare e desligue o carro. Se o veículo continuar em funcionamento, poderá gerar danos ao cabeçote ou juntas do motor. Espere a temperatura diminuir e complete o líquido do sistema. Se o carro continuar a superaquecer, chame um mecânico.

De olho no óleo

Uma das funções do óleo do motor é refrigerar. No verão, procure sempre manter o óleo do carro no nível da marca máxima. Fique atento às datas de troca!

Calibragem dos pneus

Em dias quentes, o atrito da borracha com o asfalto é mais intenso. Por isso, é importante lembrar de calibrar os pneus uma vez por semana. A melhor forma de fazer isso é quando eles ainda estão em baixa temperatura, de preferência no início do deslocamento do veículo, o que evita o aumento da pressão.

Lembre-se também de calibrar o estepe regularmente, para estar preparado para imprevistos.

carbel x calor calibragem pneus

Cuidados com a pintura

Todo aquele sol na pintura do seu amado carro não pode fazer bem, né? Ainda se somam a esse cenário fatores como chuvas fortes e maresia, típicas do verão e de viagens para praias. Para proteger a pintura, é indicado a aplicação de cera a cada três meses. O polimento só é indicado se a camada externa de tinta estiver muito queimada.

Outro cuidado importante é com os faróis. Com o sol muito forte, o material pode amarelar e se tornar opaco, prejudicando a iluminação. Por isso, é importante tomar cuidado e encerá-los também.

Cuidados para lavar o carro

Não é ideal lavar o carro sob forte incidência solar. Os raios do sol desgastam a pintura, principalmente com a aplicação de produtos químicos. Antes de jogar água, espere até que a carroceria e o motor estejam frios.

carbel x calor lavar carro

Com essas dicas, o calor vai ter um efeito bem menos agressivo no seu carro. Confira também nossas dicas de como otimizar o funcionamento do ar-condicionado no calor!

Para acompanhar as melhores dicas do Blog da Carbel, assine nossa newsletter!