26/01

CES 2015: Volkswagen desenvolve conceito controlado por gestos

CES 2015 banner

Com a tecnologia em carros tornando-se cada vez mais complexa, a necessidade de transformá-la em algo simples de usar é premente. Este é o princípio em que a Volkswagen tem baseado o seu carro-conceito, o Golf R Touch. O sistema de navegação do veículo é controlado por gestos do motorista, e três grandes interfaces de tela são sensíveis ao toque.

“A equipe de desenvolvimento do Golf R Touch perseguiu o objetivo de produzir um conceito de navegação interior que iria cumprir os requisitos aparentemente contraditórios”, explicou a Volkswagen. “Apesar da crescente complexidade continuamente e do número de funções, este conceito foi concebido para reduzir distrações do condutor, enquanto alcança a máxima personalização e operação intuitiva no veículo”.

1

Com seu sistema de controle gestual, a Volkswagen pensa em “estender a operação touchscreen em uma terceira dimensão”. O sistema usa câmeras instaladas no veículo que reconhece gestos das mãos, e atribui significado a eles. Desta forma, os usuários são capazes de controlar displays e funcionalidade do veículo sem ter que usar uma tela sensível ao toque. O objetivo é tornar a interação homem-veículo mais conveniente e, em última análise, melhorar a segurança.

Uma variedade de diferentes gestos são capturados de diferentes câmaras. Quando a mão do motorista é levantada em direção do teto do carro, por exemplo, o sistema reconhece a ação e permite que o usuário abra o teto solar automático. A câmera no nível do banco pode detectar se a mão do condutor move entre os bancos dianteiros, e permite que ele altere as posições dos assentos com gestos diferentes. Um controle touch deslizante abaixo do console central permite ao usuário alterar o áudio, a navegação ou o volume de telefone, dependendo de quantos dedos deslizam para cima e para baixo.

2

No Golf R Touch, os usuários podem personalizar as telas sensíveis ao toque, usando um smartphone ou tablet. É possível também selecionar imagens de fundo e personalizar o layout das telas de acordo com a preferência. Do mesmo modo, a instrumentação digital e a iluminação do ecrã táctil e no interior do carro propriamente dito podem ser ajustadas.

O veículo conceito da Volkswagen Golf R Touch esteve em exposição na CES 2015, no início deste mês.