09/07

Cinco dicas para cuidar do carro no inverno e ter segurança

Carro na chuva2

No inverno, alguns itens dos carros precisam de muita atenção para terem um bom funcionamento nos dias frios. Bateria, pneus, palhetas, ar condicionado e freios são algumas peças que, eventualmente, apresentam sinais de falha nesta temporada.

A Carbel listou cinco dicas para garantir a segurança do motorista durante o período do inverno:

1 – Bateria: Nos modelos flex, é preciso verificar constantemente se há combustível no reservatório de gasolina. A falta de gasolina nesse compartimento aumenta o tempo de partida do motor em temperaturas baixas, o que provoca falhas na bateria.

2 – Ar Condicionado: Para manter a saúde das pessoas dentro do carro e o bom funcionamento do sistema, realize a higienização e faça a troca do filtro do ar-condicionado a cada seis meses, porque ele retém as impurezas do sistema de ventilação do automóvel.

4 – Palhetas: No caso de chuvas de inverno, o uso das palhetas é mais frequente. Portanto, para que o motorista tenha uma boa visibilidade, as palhetas precisam estar em boas condições, longe de rachaduras na borracha ou cortes.

3 – Pneus: Para evitar acidentes, o motorista deve verificar as condições dos pneus do veículo, como a calibragem e o desgaste das bandas de rodagem.

5 – Freios: Com as interferências climáticas do inverno, como chuva e neblina, a visão do motorista fica prejudicada, o que exige maior atenção ao volante. Portanto, ter freios em boas condições garante segurança no caso de paradas bruscas.