26/07

A coleção secreta da Volkswagen

A longa tradição da Volkswagen gerou veículos memoráveis. Mas é claro que protótipos, conceitos e raridades fizeram parte dessa história. Para cuidar de todo este acervo, o VW Classic Parts de Wolfsburg, na Alemanha, mantém uma coleção secreta da montadora em sigiloso museu.

Secreta porque o acesso ao local é extremamente restrito. Além das raridades guardadas a sete chaves, o Classic Parts também acolhe os modelos que viajam o mundo em eventos.

Como não poderia deixar de ser, a maior parte dos carros são da Volkswagen, mas o acervo também conta com veículos de outras fabricantes que representaram inovações importantes na indústria automotiva ao longo das décadas.

A coleção tem duas longas filas de Fuscas, do protótipo original de 1934 até o último modelo produzido na linha de Puebla, no México, no dia 30 de julho de 2003.

Colecao Secreta VW

No total, foram montados 21.529.464 Fuscas – sem considerar o New Beetle e versões mais recentes. O Classic Parts acolhe “parentes” do Fusca, como o VW38 e o exclusivo Stoll coupé de Bob Shaill.

Um dos destaques da coleção é que modelos especiais apresentados em publicações sobre a indústria estão presentes. A Volkswagen procurou donos de alguns modelos e comprou, por exemplo, a Kombi utilizada como ambulância da Hatboro Fire, corporação de bombeiros nos EUA.

A marca também adquiriu o Tempo Matador de Eric Parsons, colecionador da Califórnia que restaurou o caminhão de 1951.

Colecao Secreta VW kombi

A garagem conta inclusive com modelos protótipos feitos para apresentações em eventos que nunca foram à produção em série.

Ivan McCutcheon, jornalista da revista VolksWorld, foi convidado para uma visita e comparou com a experiência após já conhecer os museus Atiftung AutoMuseum e Autostadt. “Posso dizer honestamente que essa é a coleção de carros mais incrível e variada que eu já vi”, destacou.

Última Kombi

Como não poderia deixar de ser, a garagem está recheada de modelos especiais e séries limitadas. Entre elas, temos edição comemorativa de 50 anos do Fusca, produzida no México, a última edição do modelo, já citada, e a última Kombi a ser produzida, quando saiu de linha no Brasil, em 2013.

Colecao Secreta VW ultima kombi

1500 de quatro portas

A Volkswagen por duas vezes quase iniciou a produção do VW 1500 com quatro portas. O protótipo produzido para a segunda tentativa, em 1964, está presente na coleção.

Na época, para acomodar as portas traseiras, a montadora fez com que as da frente ficassem menores, que deu ao modelo linhas únicas em relação ao desenho original.

vw colecao secreta 1500

Fusca “aberto”

Se você está lendo até aqui, provavelmente é do tipo de pessoa que nunca verá exagero quando o assunto é Fusca.

A coleção conta com um Beetle partido, com todas as suas “entranhas” expostas para todo o funcionamento mecânico do carro ser explicado em salões de automóvel. Este modelo foi construído em 1949.

Colecao Secreta VW fusca aberto

EA 128 Luxury estate car

O Luxury estate car é o modelo experimental de 1965 quando a Volkswagen planejava entrar no mercado americano de veículos luxuosos.

Colecao Secreta VW luxury estate car

Com 4,7 metros de comprimento, o modelo tinha capacidade para levar seis pessoas, já que a frente não tinha separação entre os bancos, comportando motorista e mais dois passageiros. Com 90 cavalos de potência e motor refrigerado a ar de 1.998 cilindradas, o modelo acabou não chegando ao mercado.