12/01

Comemoração especial dos 40 anos do Golf GTI na Inglaterra

Em 2016, o Golf GTI comemorou 40 anos do lançamento de sua primeira geração. Na época, o modelo representou um marco para a indústria. O GTI foi um dos primeiros hatches que apresentavam um desempenho considerado esportivo.

Em seu lançamento, o Golf GTI foi uma série limitada a 5 mil unidades. Após mais de 40 anos, são 2 milhões de unidades vendidas nas sete gerações do modelo mais bem-sucedido da história da Volkswagen.

golf gti clubsport 40

E como não poderia deixar de ser a VW celebrou seu quarentão em grande forma. A edição comemorativa Golf GTI Clubsport S adicionava ainda mais veneno ao tradicional motor 2.0 TSI, entregando até 310 cv. Foram 400 unidades produzidas, todas encomendadas antes de ter o preço final definido.

Parte desse sucesso foi devido ao sucesso imediato do modelo na mítica pista de Nürburgring Nordschleife, onde o modelo fez o menor tempo de volta entre modelos de rua com tração dianteira. A volta histórica do Golf GTI no traçado foi realizada em 7:47:19.

Com a produção limitada e a diferença para o padrão de veículos para o resto da Europa, o público britânico não pode aproveitar da série limitada.

Para não deixar a data passar, a Volkswagen lançou o Clubsport Edition 40. Essa série especial teve apenas mil unidades vendidas para celebrar os 40 anos do GTI original.

O Golf GTI comemorativo dos ingleses oferece 265 cv de potência, mas conta com uma função overbooster que aumenta a potência para 290 cv por alguns segundos. A ativação é praticamente como os boosts de jogos de videogame ou o KERS usado na Fórmula 1 alguns anos atrás.

golf gti clubsport

Assim como a Clubsport S, o Clubsport Edition 40 teve todas suas unidades vendidas em poucas semanas.

Para completar a festa, a marca reuniu 85 unidades de todas a gerações dos GTIs em sua sede no Reino Unido. Ótima forma de finalizar a festa de um dos grandes ícones da indústria!