24/08

Como conservar os pneus do seu carro

Um dos itens mais importantes, e óbvios, para estar atento na manutenção do carro são os pneus. E pela correria da rotina, eles acabam sendo esquecidos, mesmo considerando alguns dos cuidados mais básicos.

Com algumas dicas e cuidados simples, você pode aumentar ainda mais a vida útil do seu jogo de pneus. Nada de só lembrar deles quando já estão ficando carecas ou calibrá-los apenas antes de fazer alguma viagem.

Confira essas dicas e garanta mais economia e segurança!

pneus

Calibragem

Como já citamos, calibrar os pneus é um procedimento simples, que feito com a frequência correta, contribui para o aumento da vida útil dos pneus e ainda ajuda na economia de combustível.

O ideal é calibrar os pneus a cada 15 dias. Os valores de calibração variam de acordo com o modelo e a carga aplicada. Você pode verificar no Manual do Proprietário para checar o valor correto para o seu carro.

Alinhamento

É comum a direção de um carro puxar para um dos lados. Se isso está acontecendo com seu veículo, provavelmente é um problema de alinhamento. Isso pode ser sinalizado pela direção imprecisa e se, mesmo calibrados, os pneus “cantarem” em velocidade baixa. Isso acontece devido ao desgaste recorrente de buracos e irregularidades das pistas.

O alinhamento ajusta a posição das rodas na suspensão do carro, evita o desconforto ao volante e previne o desgaste prematuro dos pneus.

Balanceamento

O balanceamento é outro problema comum. Ele pode ser percebido pelas vibrações no volante em altas velocidades. Além de promover o desgaste mais acelerado dos pneus, o desbalanceamento pode comprometer a suspensão e gerar riscos à direção.

Para solucionar o problema, leve seu veículo a uma assistência técnica especializada. O serviço é feito por meio da aplicação de contrapesos nas rodas para retomar o equilíbrio perfeito na rotação de roda e pneu.

TWI

O TWI (Tread Wear Indication, ou Indicação de Desgaste de Piso em tradução direta) é um indicador de desgaste localizado entre os sulcos longitudinais da banda de rodagem dos pneus.

Em outras palavras, ele indica quando o pneu está careca. Caso esteja no mesmo nível que o restante do pneu, é hora de realizar a troca. Há uma outra forma prática de verificar. Basta colocar um palito de dente nos frisos. Se ele não for totalmente coberto, a troca deve ser realizada.