23/04

Como cuidar dos pneus do seu carro

23-04_banner

O que seria dos veículos se não fossem os pneus, não é mesmo? Mas há pessoas que insistem em descuidar deles. Um pequeno desleixo, como deixa-los ‘carecas’ pode representar risco de um acidente a qualquer momento. Os pneus novos possuem sulcos que servem para provocar aderência ao solo molhado, drenando a água e evitando a aquaplanagem. Portanto, se eles estiverem com 1,6 milímetros ou menos, não servem mais para rodar, devendo ser trocados.

Dica

Antes que você precise comprar pneus novos, faça rodízios a cada 5 mil quilômetros para garantir que eles durem mais. Ou seja, os pneus da frente vão para trás e os de trás vão para frente, sempre mantendo o mesmo lado. Outra dica é quando você for comprar apenas um par de pneus, os novos devem ficar sempre nos eixos traseiros. E eles devem ser sempre da mesma marca e modelo do outro par.

Troca

O recomendável é que a troca dos pneus seja feita a cada 10 mil quilômetros rodados. Também é preciso alinhar e balancear as rodas se a direção estiver puxando – acontece depois de você cair com o carro em um buraco. Se por consequência disso algum pneu ficar com bolhas externas ou internas, a troca deve der feita. Os pneus também precisam ser calibrados uma vez por semana e antes de viagens, inclusive o estepe.