05/03

Como é gasto o dinheiro do IPVA?

Como é gasto o dinheiro do IPVA?

O brasileiro trabalha cinco meses para pagar impostos, mas nem sempre sabe como esse dinheiro é aplicado. Entre eles está o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, que chega logo no começo do ano.

O IPVA, assim como outros impostos, cai em um caixa único de estados e municípios que dividem 80% da arrecadação. Por lei, os outros 20% vão para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação (FUNDEB).

Assim, a verba arrecadada pelo governo pode ser usada de diversas formas, como na saúde, na educação e na segurança, além de manutenção de estradas, fiscalização de rodovias, implementação de novos projetos no trânsito, sinalização, etc.

No Brasil o IPVA é calculado conforme o valor do veículo da tabela FIPE. Nesse caso, as alíquotas variam de estado para estado. Já nos Estados Unidos, o cálculo sobre o imposto de registro de automóveis leva em conta o peso do veículo.

Porém, quando passamos por um buraco na rua, não estamos recebendo um bom serviço em troca do imposto que foi pago, não é mesmo? Nesse caso, temos o direito de denunciar toda a ausência de serviço que foi pago e não está sendo prestado.