12/10

Como substituir os filtros do ar-condicionado do carro

A maioria dos veículos mais novos é equipada com filtros de ar-condicionado. Todos os modelos diferentes têm a mesma finalidade: filtrar o ar que vem através das entradas de ar exteriores. O processo para a substituição do filtro de ar-condicionado é o mesmo para a maioria dos veículos, e bastante simples. Veja o passo a passo:

1.       Compre um filtro apropriado. Cada veículo usa um tamanho e tipo de filtro de ar-condicionado diferente. Você pode comprar um substituto em qualquer loja de peças automotivas, ou no seu revendedor mais próximo. Forneça ao vendedor o modelo do seu automóvel para ter a certeza de comprar o filtro correto.

2.       Determine a localização do seu filtro ar-condicionado. A maioria está localizada no interior do veículo, atrás do porta-luvas (perto dos dutos de ar), mas alguns estão localizados contra o firewall no compartimento do motor. Verifique o manual do proprietário para determinar onde o filtro está localizado.

3.       Retire o filtro velho. Se o filtro estiver por trás do porta-luvas, abra o porta-luvas e aperte os lados juntos para libertar o fecho. Se o porta-luvas é contra o firewall, abra o capô e retire a tampa do filtro. Deslize o filtro velho para fora.

4.       Instale o filtro novo. Insira o filtro de acordo com o diagrama na tampa do filtro. Na maioria dos casos, a seta do filtro deve ficar virada para baixo, mas verifique o diagrama perto do filtro para ter certeza (ele precisa apontar na mesma direção do fluxo de ar).

Se o diagrama estiver ilegível ou faltando, contate o seu revendedor para obter assistência. A maioria vai ajudá-lo a determinar a direção que a seta deve apontar.

Dicas

  • Substitua o seu filtro de ar-condicionado a cada 7.000 km rodados para ter uma melhor qualidade do ar dentro do carro e desempenho do ar-condicionado.
  • Se você não consegue encontrar o seu manual do proprietário, você pode geralmente encontrar um manual em formato PDF online.
  • Não tente lavar ou limpar o filtro do ar-condicionado. Ele não é reutilizável.