14/07

Conheça as tecnologias que ajudam a economizar combustível

Economizar combustível

A produção sob demanda é um sistema que revolucionou a indústria automotiva, eliminando os estoques e criando maneiras de fabricação mais eficientes. Atualmente, esse mesmo conceito tem sido aplicado nos itens do veículo. Esses equipamentos, quando funcionam apenas quando necessário, de forma automática, poupam bastante combustível. Veja alguns exemplos:

Ar-condicionado

Mesmo com a necessidade de poupar combustível, ninguém quer se sentir desconfortável. Existem alguns sistemas, como o Start & Stop, que interferem no ar-condicionado. Ou seja, o compressor parado faz o ventilador continuar funcionando. E, com isso, a temperatura interna fica igual a do ambiente. Há também recursos que reservam o ar refrigerado por um tempo.

Direção Elétrica

Algumas direções elétricas oferecem a sensação de firmeza no centro de volante em altas velocidades. Mas, em alguns casos, isso não acontece. Quando se viaja em linha reta em velocidade alta, a bomba da direção funciona, mas sem pressão hidráulica e sem forças sobre o motor elétrico. Ao passar por uma curva, a assistência volta a atuar de forma proporcional. Juntamente com a direção elétrica, mais econômica, o recurso economiza até 3 % de combustível.

Cilindros

Se não é possível desligar o motor sempre, desligar parte dele já é suficiente. Atualmente, o desligamento de cilindros existe até nos carros de quatro cilindros, como o VW Golf de sétima geração.

Start & Stop

São hoje sistemas sob demanda muito populares, que desligam e religam o motor em paradas, o que ajuda a economizar até 10% de combustível.

Transmissão

As versões com câmbio manual automatizado de dupla embreagem possuem sistema que coloca a transmissão em neutro, permitindo o avançar somente com a energia cinética em movimento. Junto com o Start & Stop, a tecnologia ajuda a poupar até 15% de combustível, e é mais popular em híbridos, que regeneram parte da energia da bateria nessas situações.

Tração

Em alguns crossovers, o sistema repassa um pequeno porcentual de tração para as rodas traseiras, mas que pode aumentar em menos de 0,1 segundo. Alguns possuem o sistema de tração mais leve, que só passa força para a dianteira quando é estritamente necessário.