10/10

Conheça o Fusca mais rápido do mundo

Associar Fusca a velocidade não é o pensamento mais comum entre os apaixonados por carro. Contudo, as gerações recentes do Fusca provam como o clássico da Volkswagen pode ser mais do que potente – principalmente equipado pelo possante motor TSI 2.0 de 211 cv. E como se isso não fosse o bastante, uma preparadora americana conseguiu fazer o Fusca passar dos 300 km/h!

Fusca mais rapido do mundo

Por muito tempo, os gearheads – seguidores da indústria automotiva – tratam os modelos da Porsche como os Fuscas esportivos. Após a façanha da preparadora THR Manufactoring, a marca alemã, também propriedade do Grupo Volkswagen, perdeu essa coroa.

Com as modificações realizadas em um Fusca Turbo R-Line 2014, o motor 2.0 TSI foi modificado para produzir incríveis 550 cv de potência. Nos testes realizados na planície de sal Bonneville, o Fusca bateu o recorde de velocidade, com uma média de 330 km/h ao percorrer uma milha (equivalente a 1,6 km). O modelo chegou a um pico de 335 km/h.

Por coincidência, velocidade similar à máxima produzida por um Porsche 911 Turbo s 2017.

As modificações realizadas pela THR incluíram novos pistões e um turbo maior ao 2.0 TSI original. O Fusca ainda recebeu uma suspensão mais baixa, uma saia dianteira para controlar o fluxo de ar por baixo de carro e um novo diferencial de deslizamento ilimitado.

As rodas foram trocadas por modelos especiais, com pneus de corrida adequados para a superfície de Bonneville.

fusca bonneville

O regulamento da competição proíbe modificações na carroceria. Assim, o modelo muito se assemelha com o original de fábrica, sem asas e para-lamas extravagantes das comunidades de tuning.

O recorde da competição de “Fusca mais rápido do mundo” foi obtido no dia 12 de setembro, promovido por associações de corredores da planta de sal de Bonneville.