27/05

Conheça o significado dos nomes dos carros da Volkswagen

Os modelos da Volkswagen acompanharam a vida de muitos brasileiros, mas você já parou para pensar nos nomes deles? Alguns tem uma relação próxima com o país, como Gol e Brasília. Mas e o Fusca ou a Kombi? Qual a origem desses nomes?

Confira a lista abaixo e descubra!

Nomes carros Volkswagen

Apollo: Remete ao deus grego de mesmo nome, considerado o mais belo e forte entre as divindades. Também pode-se considerar referência à nave espacial americana que aterrissou a Lua. Assim, o nome vincula valores de poder, beleza e tecnologia.

Bora: O nome é referência no mar Adriático, na Dalmácia.

Brasília: O modelo que começou a ser produzido em 1973 foi batizado em homenagem à capital do país, sinônimo de modernidade e beleza.

Fox: Raposa em inglês, indicando ao compacto a ideia de agilidade e beleza provinda do animal.

Fusca: Os primeiros modelos do Fusca eram conhecidos apenas como Volkswagen. Como em alemão, o V tem um som próximo ao F, a montadora rebatizou o carro de Volks para Fusca em 1983 devido à proximidade da sonoridade.

Gol: A palavra vem do inglês “goal”, que significa objetivo, meta. O termo tem sonoridade forte, principalmente por seu uso para designar a marcação de pontos em esportes como o futebol.

Golf: O nome é em alusão ao esporte, sugerindo esportividade e refinação.

Kombi: O nome também provém de uma palavra do alemão, no caso “Kombinationsfahrzeug”, algo como “veículo combinado”. Também faz referência a espaço para carga e passageiros, trabalho e passeio.

Nome Kombi

Logus: Palavra de origem grega, que significa centro de equilíbrio, harmonia e ritmo que rege o universo, e faz referência ao estilo do veículo da Volks.

Parati: Referência à cidade história do estado do Rio de Janeiro, remetendo à ideia de que uma perua é o ideal para o turismo.

Passat: É o nome de um vento alísio (constante) que cruza a Europa de Leste a Oeste.

Pointer: O nome do veículo é referência à raça de cão de caça de pelos brancos com manchas pretas ou castanhas, cauda fina e focinho pontudo, capaz de correr em altas velocidades.

Quantum: termo do latim para definir volumes. Na física, é usado para designar quantidade indivisível de matéria. Dessa forma, passava-se a sensação de resistência e espaço para se referir à tradicional perua da Volkswagen.

Nome Quantum

Santana: Nome de um vento forte, quente e seco, que sopra nas montanhas Santa-Ana, no sudoeste da California (EUA), proveniente do litoral.

Saveiro: a palavra designa uma embarcação de um ou dois mastros usada para transporte de passageiros para pesca e lazer, ideal para cargas ou passeios na praia.

Touareg: É o nome de um povo nômade que vive na região do deserto do Saara, no norte da África. Dessa forma, passa-se a ideia de força e resistência para a picape.

Variant: Na Alemanha, o termo é utilizado para se referir a veículos do tipo perua, pela variação do aproveitamento do espaço do carro tanto para carga como para passageiros.

Voyage: Palavra francesa para viagem. O uso do termo buscou levar a ideia de charme e sofisticação do veículo, ideias normalmente atreladas a produtos franceses.