01/06

Conheça a origem das marcas do Grupo Volkswagen (Parte 3)

Depois de falar sobre Volkswagen, Audi, Lamborghini e Porsche, chegamos a terceira parte da série sobre a história das marcas do Grupo Volkswagen. Dessa vez, falaremos sobre britânica e elegante Bentley e a velocidade extrema da Bugatti.

origem grupo volkswagen

Bentley

A marca foi fundada em 1919 pelo engenheiro inglês Walter Owen Bentley. Logo em 1924, foi vencedora das 24 horas de Le Mans. Em 1931, a Bentley foi comprada pela Rolls-Royce.

Ao longo de sua história, a Bentley se tornou conhecida pelos seus carros potentes e luxuosos, com desenhos robustos e imponentes. Como parte da Rolls-Royce, a marca desenvolveu alguns dos modelos mais desejados do mundo, como o Bentley Mark VI, Continental R e o Bentley T Series.

Bentley

Em 1998, a Rolls-Royce e a Bentley foram vendidas para a Volkswagen. Após um acordo realizado com a BMW em 2001, a VW ficou com a Bentley e a BMW manteve os direitos sobre a marca da Rolls-Royce.

No Grupo Volkswagen, a Bentley voltou a participar de Le Mans, após 71 anos de ausência. Como parte do Grupo, a marca tem seus melhores resultados em vendas. Em 2013, a empresa comercializou 10.120 unidades, um recorde para a montadora.

Bugatti

A Bugatti foi criada em 1909 pelo italiano Ettore Bugatti, na cidade de Malsheim, na França. Em seus anos iniciais, a montadora se notabilizou pelas vitórias em competições na Europa, vencendo as 24 Horas de Le Mans, a última em 1939.

Um dos modelos mais importantes da marca é T35, iniciado em 1924, responsável por 1850 vitórias em competições de automobilismo. Em 1995, a marca decretou falência. Três anos depois, os direitos da Bugatti foram comprados pelo Grupo Volkswagen.

Bugatti Veyron

Nos anos 2000, a Bugatti lançou o Veyron, modelo conhecido por chegar em velocidades altíssimas. A versão original chegava a velocidade máxima de 407 km/h. A versão Super Sport é detentora do recorde de velocidade no Guinness após alcançar 431 km/h em 2013. O popular programa britânico sobre carros Top Gear elegeu o Bugatti Veyron como carro da década passada.