13/03

Conheça os diferentes tipos de carroceria

A carroceria é a estrutura principal que dá a forma de um veículo. Os veículos contam com três componentes principais em relação a carroceria – motor, habitáculo de passageiros e porta-malas, que podem ser divididos em volumes – e a disposição deles será decisiva no tipo de carroceria.

Com o desenvolvimento da indústria automotiva, a experimentação com design e engenharia e as diferentes disposições e quantidades de volumes geraram uma grande gama de carrocerias, criando nichos específicos e vastas opções para o consumidor.

Enquanto compactos, sedans e peruas são de conhecimento geral, fastbacks e roadster podem causar estranheza para os que não possuem um conhecimento aprofundado.

Mas não se preocupe! A Carbel te ajuda a conhecer os principais tipos de carroceria fazendo – e aproveitamos para relembrar alguns modelos de destaque da história da Volkswagen.

Hatchback

Os hatchbacks, mais conhecido no Brasil como compactos, são veículos de dois volumes: um do motor, geralmente dianteiro, e o segundo volume engloba o habitáculo de passageiros e o porta-malas.

golf hatchback

Uma característica comum da categoria é a que abertura integral da porta traseira – incluindo a janela – para acesso ao porta-malas. Daí deriva o nome hatchback, traduzido livremente como “traseira de escotilha”. Os modelos podem ter 2 ou 4 portas. No Brasil, essa categoria inclui os veículos mais populares.

Sedan

Os sedans estão entre as categorias de carroceria mais tradicionais. Eles têm os 3 volumes muito bem definidos e geralmente são veículos espaçosos, levando três pessoas no banco traseiro, além de considerável espaço para bagagens.

jetta sedan

Os volumes dianteiros e traseiros, de motor e porta-malas respectivamente, geralmente contam com linhas similares. Grande parte dos modelos têm quatro portas e, o acesso ao bagageiro é separado da janela traseira do veículo.

Existem outras variações comuns de sedans: o fastback e liftback. Vamos conhecer um pouco mais sobre eles.

Fastback

Os fastbacks não são muito comuns no Brasil hoje em dia. Eles são referidos como modelos de “dois volumes e meio” – eles estão entre os sedans e os hatchbacks.

O “meio volume” é referente a junção sutil entre espaço de passageiros e bagagem, já que neles a linha do teto se inclina levemente para se fundir com a linha do porta-malas.

Der neue Volkswagen Arteon

Esse tipo de carroceria hoje em dia é voltado para veículos com maior apelo esportivo, já que o formato garante melhor desempenho aerodinâmico. Além dos sedans, os coupés (que falaremos logo mais) também podem ter carroceria com linhas de fastback.

O antigo Passat é um exemplo dessa carroceria. O Arteon, que a VW apresenta no Salão de Genebra de 2017, também é um fastback.

Liftback

Os liftbacks também apresentam elementos de sedans e de hatchbacks, sendo por vezes considerados hatches alongados.

O que diferencia essa carroceria é o porta-malas semelhante ao dos hatchbacks – inclui a janela traseira – mas com abertura semelhante à de sedans, mais horizontalizada. Como toda a traseira levanta, o volume do bagageiro é menos pronunciado.

Perua

Aí está outra velha conhecida. As peruas, conhecidas também como station wagons (SW) ou breaks, são carros de três volumes com espaço para passageiros e porta-malas amplos. Assim como nos hatchbacks, o acesso ao bagageiro se dá pelo levantamento total da traseira.

gaolf variant perua

Com o terceiro volume é maior, as peruas se diferenciam dos sedans por ter uma quarta coluna, que mantém uma traseira na mesma linha do habitáculo de passageiros.

Shooting-brakes

As shooting-brakes são peruas derivadas de coupés que tiveram suas carrocerias alongadas. O nome é referente aos proprietários dos primeiros modelos, que foram criados para levar equipamentos de caça e tiro (shooting).

volkswagen cc shooting brake

Por serem derivadas de coupés, por muito tempo esses modelos tinham apenas duas portas. Com a proliferação dos coupés de quatro portas, as shooting brakes ganharam as portas adicionais.

O Volkswagen CC já quase recebeu uma versão Shooting Breake em 2014.

Roadster

Roadsters são tipos de carrocerias para carros esportivos, geralmente conversível e com habitáculo com apenas dois assentos.

gti roadster

O mais comum para a categoria é o motor na frente e tração traseira. Contudo, o termo vem se tornado estratégia de marketing para modelos com certos diferenciais esportivos, mas que não necessariamente seguem esse padrão.

Spyder

Os modelos spyder, também encontrados na grafia spider para modelos italianos, designam modelos esportivos conversíveis com motor traseiro.

O Porsche Boxer Spyder, do Grupo Volkswagen, é um modelo do tipo.

porsche spyder

Coupé

Os coupés, ou no aportuguesado cupê, são modelos de carroceria próximas de sedans e roadsters. Geralmente, coupés tem desempenho esportivo e podem oferecer dois lugares, com espaço reduzido na traseira (conhecidos como 2+2), devido ao entre-eixos mais curto.

Essa carroceria tem teto baixo e coluna traseira inclinada, do qual deriva o nome, já que coupé em francês pode ser traduzido literalmente como “cortado”. Por muito tempo a categoria oferecia apenas veículos com duas portas, mas nos últimos tempos vários modelos começaram a receber versões de quatro portas.

coupe concept

Cabriolet

A palavra Cabriolet provém do verbo francês de saltar. O termo foi utilizado para designar carruagens antigas com o teto retrátil. Para carros, a palavra é usada para usar definir coupés conversíveis.

fusca cabriolet

O termo “cab”, forma como se chama taxi em inglês, também deriva de cabriolet, em referência aos modelos maiores das carruagens antigas que passaram a receber mais passageiros.

SUV – Sport Utility Vehicle

Os SUVs, ou utilitários esportivos, são modelos que ganharam vasta popularidade nos últimos anos. A carroceria foi criada com derivações de peruas e picapes.

Tiguan SUV

Ou seja, são veículos com espaço amplo, sofisticados, mas com capacidade de uso tanto na cidade quanto em estradas desafiadoras.

Crossover

Os crossovers podem designar carroceria com formatos próximos às de SUVs e/ou peruas, mas o nome também é utilizado para modelos de outras categorias que adotam um visual off-road, mais agressivo.

crossfox crossover

Minivan

As minivans têm carrocerias com mais de duas fileiras de banco. O objetivo é comportar mais de cinco ocupantes, por isso os bancos são rebatíveis. O motorista fica em uma posição mais alta.

As minivans surgiram nos anos 80 para preencher o vácuo entre peruas e vans. Dependendo do formato, elas podem ser consideradas veículos monovolume.

volkswagen minivan

Monovolume

Como o nome já adianta, os monovolumes são modelos com um único volume para motor, habitáculo de ocupantes e porta-malas. A carroceria dos monovolumes não tem traseira e frente avançados, dando a impressão de um volume único.

up monovolume

Tirou suas dúvidas? O gif abaixo da Revista Auto Esporte pode ajudar ainda mais!

Confira as principais novidades do mundo da Volkswagen no Blog da Carbel e nas nossas redes sociais!