27/11

Como funciona o Controle de Estabilidade

Controle de Estabilidade1

Encontrado na maioria dos veículos de luxo, bem como em aumento entre os modelos com preços moderados, o controle de estabilidade é uma tecnologia essencial que pode aumentar consideravelmente a segurança do motorista, especialmente no tempo inclemente. Enquanto o controle de estabilidade é como um termo genérico, existem algumas maneiras diferentes em que o sistema pode trabalhar.

 

Controle de Estabilidade baseado em aceleração

 

Este método de controle de estabilidade dinâmico utiliza um acelerador eletrônico e observação cuidadosa de patinagem das rodas, a fim de evitar o excesso de direção em veículos de tração traseira, e sob modelos de tração dianteira. Este tipo de controle de estabilidade é particularmente útil para condições molhadas ou geladas, para preservar a estabilidade e reduzir a patinagem das rodas.

Controle de Estabilidade baseado em frenagem

Esse sistema de controle de estabilidade usa a força de travagem para estabilizar o veículo. Tende a ser encontrado em veículos com tração nas quatro rodas. Este tipo de medidas de controle de estabilidade faz a roda girar em todas as quatro rodas, além do ângulo do volante e a entrada do acelerador. Ele aplica uma ligeira força de frenagem em cada uma das quatro rodas, conforme necessário, para evitar a derrapagem e permitir que o veículo seja o mais neutro possível nas curvas.

Conseguiu entender as diferenças? Conta pra gente se ficou alguma dúvida.