18/11

Cuidados antes de abastecer

combustível

O que você faz para evitar o risco de abastecer com combustível adulterado? Segundo estatísticas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), mesmo com todos os esforços para distribuir combustível de qualidade e regularizar o mercado, há 2% de chances de você encontrar combustível adulterado.
Esse tipo de combustível pode trazer sérios prejuízos ao desempenho do seu carro. Por isso, ficar atento a alguns detalhes antes de abastecer é muito importante e demonstra se o posto é de confiança.
Sendo assim, abasteça sempre no mesmo posto. Prefira um posto com bandeira de uma distribuidora e que tenha a mesma marca nas bombas. Desconfie de valores muito baixos e procure postos que mantenham programas de controle de qualidade dos produtos.
Já os postos que não obedecerem às normas de qualidade do combustível oferecido podem sofrer vários tipos de sanções administrativas que vão desde multas e suspensão temporária do funcionamento do estabelecimento, até a revogação da autorização para o exercício da atividade.
Em caso de dúvidas, acesse o portal da ANP (www.anp.gov.br). Nesse site você pode também fazer denúncias, reclamações e sugestões.