29/09

Cuidados com a embreagem evitam desgaste precoce

Embreagem 1

A embreagem tem como principal função controlar a transmissão do movimento do motor para o câmbio e facilitar o engate das marchas. O componente é muito importante para o conjunto do automóvel, por isso requer cuidados em sua manutenção.

Confira cinco dicas para evitar que a sua embreagem tenha um desgaste precoce e acarrete em danos nos outros componentes do carro:

1. Não descanse o pé no pedal da embreagem. Isso pode afastar o platô do disco e causar o lixamento do mesmo. Com esse desgaste, ocorre o superaquecimento do sistema.

2. Em aclives, use o freio de mão para auxiliar no arranque do carro. Segurar a embreagem nesse momento pode prejudicar o disco.

3. Quando for reduzir ou aumentar a velocidade, troque de marcha de acordo com as rotações do motor. Assim, as peças da embreagem trabalharão de forma mais suave.

4. Enquanto o carro estiver parado no trânsito, o veículo deve ficar em ponto morto. Quando você deixa o automóvel em funcionamento e com o pé na embreagem, pode forçar o sistema desnecessariamente.

5. Se você acelerar demais e soltar pouco a embreagem, pode estimular a chamada “queimada da embreagem”, fazendo com que o carro não se desenvolva e aumente o consumo de combustível.