05/02

Cuidados no trânsito durante o verão

calor trânsito

Ficar parado no trânsito, normalmente, causa irritabilidade e estresse. Agora imagine quando está calor! De fato, não é uma das situações mais confortáveis e desejadas, não é mesmo? Além disso, muito tempo no trânsito com calor pode causar desidratação, o que gera sonolência, fadiga e tontura.

Segundo o Dr. Dirceu Rodrigues, diretor do departamento de medicina de tráfego ocupacional da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego – Abramet, o motorista perde ainda a concentração e o raciocínio rápido, podendo causar um acidente.

Por isso, ande com uma bolsa térmica dentro do carro contendo água, frutas e até isotônicos para repor o potássio e o sódio perdidos na transpiração. Não esqueça também de sempre usar protetor solar e óculos escuros. Queimaduras de primeiro grau e lesões oculares ocorrem frequentemente nessa situação.

Outra dica é evitar pegar o trânsito entre as 10h e às 16 horas, quando a exposição de raios ultravioletas é maior. E caso você tenha estacionado o carro fora da sombra, mesmo que por pouco tempo, abra as portas e deixe o ar circular por pelo menos cinco minutos antes de entrar. O ar quente que emana de todas as peças do carro contém gases prejudiciais à saúde.

Fonte: revistaautoesporte.globo.com