21/03

Curiosidades sobre o Gol – o carro mais vendido da história do Brasil

Mais de 35 anos nas ruas brasileiras divididos em cinco gerações. Com uma história rica de sucesso e inovação, o Gol é considerado o carro mais querido pelo brasileiro, com 27 anos de liderança nas vendas do mercado nacional.

Geracoes Gol

Lançado em maio de 1980, o Gol foi o primeiro veículo nacional a ultrapassar a marca de 3,5 milhões de unidades produzidas. Em 2009, o compacto ultrapassou o Fusca, se tornando o veículo mais vendido da história do Brasil. O Gol também é o veículo mais exportado produzido no país, com mais de 1 milhão de unidades vendidas para mais de 50 países.

Contudo, o veículo nunca chegou ao mercado europeu já que seu “irmão” Polo representa a Volkswagen no mesmo segmento.

Para celebrar o lançamento do Novo Gol, relembramos fatos e marcas históricas do veículo mais amado do país.

Conheça números e curiosidades da história do Gol no Brasil.

Números

Curiosidades Gol

27 – o Gol liderou o mercado brasileiro por 27 anos seguidos, o maior período na liderança na história da indústria no país;

8.700.000 – total de unidades produzidas do modelo, incluindo os períodos de fabricação na Argentina e Irã;

6.581.972 – total de unidades vendidas no Brasil;

7.755.071 – total de unidades produzidas somente no Brasil;

1.200.000 – unidades de exemplares exportados para 66 países;

– o Gol é o oitavo modelo mais produzido pelo Grupo Volkswagen no mundo;

– o Gol é o sétimo modelo mais produzido pela marca Volkswagen no mundo. Ele está atrás de Golf, Fusca, Jetta (incluindo Bora, Vento e Sagitar), Polo (hatch), Passat (incluindo Santana), Transporter.

Inovações

Primeiro veículo brasileiro com injeção eletrônica (Gol GTI, em 1989);

Primeiro a usar motor brasileiro 1.0 de 16 válvulas;

Primeiro modelo com motor flexível do Brasil (Gol 1.6 TotalFlex, em 2003);

Curiosidades Gol Total Flex

Primeiro modelo de entrada com motor flexível (Gol 1.0 TotalFlex, em 2005);

Primeiro veículo a ultrapassar a marca de 3,5 milhões de unidades produzidas no Brasil, superando o Fusca;

Primeiro carro da Volkswagen do Brasil criado para dar origem a uma família de veículos: o sedã Voyage, a perua Parati e a picape Saveiro.

Curiosidades

O nome Gol foi escolhido para homenagear o momento máximo do futebol. Ele segue a tradição da VW de escolher esportes (como Golf e Polo) para nomear seus veículos. O que poucos sabem, é que veículo quase foi batizado de Angra, em homenagem a Angra  dos Reis. Coube à Parati homenagear uma cidade carioca.

Curiosidades Gol design

O desenho do Gol é de autoria dos designers Márcio Piancastelli, José Vicente Martin e George Oba. O projeto disputou um processo interno do Grupo Volkswagen e foi o vencedor.

O Gol teve uma série de versões limitadas que se tornaram históricas. No ano de 1995, na turnê Voodoo Lounge da banda The Rolling Stones, a Volkswagen lançou o Gol Rolling Stones. Ele vinha com uma fita cassete do álbum.

E não ficou por aí. Tivemos o Gol Atlanta, nas Olimpíadas de 1996, o Gol Fun, que tinha faróis com máscaras na cor da lataria, o Gol Titan, uma versão do Gol G4 com rodas de aço, e o Gol Seleção, versão especial para a Copa do Mundo de 2014.

Talvez a versão mais exclusiva de todas tenha sido o Gol Vintage. Baseado na versão Power, ele teve apenas 30 unidades produzidas. Com pintura branca e detalhes pretos, ele ainda oferecia um presente aos colecionadores: uma guitarra Tagima Stratocaster no porta-malas nas cores da lataria.

Curiosidades Gol Vintage

Apesar de não chegar amplamente ao mercado europeu, entre 2004 e 2005 o Gol foi vendido na Rússia com o nome Pointer.

Novo Gol

Mais tecnológico e conectado do que nunca, o Novo Gol traz o sistema App Connect, que permite conectar o smartphone à central de mídia do veículo, realizando chamadas, enviando mensagens e utilizando aplicativos. Tudo com segurança e comodidade.

Curiosidades Novo Gol

Vai ficar fora dessa?

Vá a uma das unidades da Carbel e conheça essa novidade.

Agende um Best Drive do seu Novo Gol na Carbel!

Acesse: carbel.com.br