14/08

De onde vem os nomes dos carros da Volkswagen?

Os nomes dos carros da Volkswagen são tão populares que acabam por serem automaticamente associados aos modelos dos carros na cabeça de todos. Mas eles têm uma origem, e buscam sua inspiração em diversos lugares, especialmente nos ventos e em helenismos, símbolos da força dos deuses gregos e da velocidade dos ventos que caracterizam também os veículos da VW.
Vamos conhecer a origem do nome de alguns dos mais importantes carros da marca:

Passat:

Passat é o nome alemão para os ventos alísios. Alísios são ventos constantes que sopram de regiões subtropicais em direção ao Equador. Estes ventos foram especialmente importantes na época das grandes navegações, já que formavam correntes que ajudavam a contornar as regiões costeiras africanas, e tem influência marcante no clima destes locais.

passat

Saveiro:

Saveiro é um tipo de embarcação construída exclusivamente em madeira, comportando apenas um ou dois mastros. Normalmente é um tipo de construção bastante primitiva, que remete à Idade Média. A Saveiro não é exatamente um vento, mas sim um tipo de embarcação que depende diretamente dele para funcionar seja para transporte de cargas ou simplesmente para lazer.

saveiro

Santana:

Talvez muitos o imaginem como homenagem a Sant’ana, ou Santa Ana, mãe de Maria. Na verdade Santana é o vento que sopra das montanhas de Santa-Ana, no sudoeste da Califórnia. São ventos de alta densidade de deslocamento de ar, secos e quentes. É um vento tipicamente catabático, pois descende de uma elevação via ação da gravidade.

santana

Bora:

O Bora é outro vento catabático: este sopra na região do Mar Adriático, que banha diversos países como Croácia, Montenegro, Itália e outros.

bora

Scirocco:

Siroco é o aportuguesamento do nome para o vento quente e muito seco que sopra do Deserto do Saara em direção ao norte. É famoso por gerar enormes e intensas tempestades de areia devido à força dos seus deslocamentos, com impressionantes ventos de até 100km/h.

Embora não tenha vindo para o Brasil, o Volkswagen Scirocco é um clássico na Europa. Aparecendo pela primeira vez em 1974, o coupé de design com linhas retas e marcantes serviu de inspiração para muitos outros modelos da Volkswagen e de outros fabricantes também, entre os modelos inspirados pelo Scirocco está o imortal Gol versão G1, um dos carros mais populares do Brasil. Em 2008, ganhou sua terceira versão que é fabricada em Portugal.

Scirocco

Apollo:

Apollo é um deus grego que também é uma importante figura na mitologia romana, filho de Zeus e Leto, Apollo é um deus belo e cheio de atributos: é o deus das artes, da profecia, da verdade e da perfeição.

Apollo

EOS:

Eos na mitologia grega é a deusa do amanhecer. Figura que traz o sol para a humanidade todos os dias.

EOS

Logus:

Palavra de origem grega que significa a harmonia e o equilíbrio do universo, e que se tornou um conceito filosófico atrelado à capacidade do ser humano de racionalizar; ou como princípio da beleza. Elementos que a fabricante alemã juntou para compor o carro.

Logus

Apresentamos os nomes dos carros da Volkswagen atrelados aos ventos e aos deuses gregos. Acompanhe o blog para em breve conhecer a origem dos nomes dos outros carros Volkswagen.