09/04

Deixar os vidros abertos é mais econômico que o ar-condicionado?

09-04_banner

Esta, geralmente, não é a dúvida de muitos motoristas, porque a resposta parece óbvia: deixar os vidros abertos economiza mais combustível do que o ar condicionado. Mas, de acordo com um seriado de TV americano, o Mythbusters, um fato muito interessante e importante quebra o senso comum dessa questão. Segundo o programa, o uso do ar-condicionado aumenta o consumo de combustível em cerca 10%. Em contrapartida, um veículo que roda com velocidade superior a 70km/h e com os vidros abertos também gasta 10% a mais.

Por que isso acontece?

Essa situação ocorre por causa do arrasto aerodinâmico do vento que entra no carro. Ou seja, quando os vidros estão abertos, eles funcionam como se fossem um paraquedas, freando o veículo e aumentando o consumo de combustível. Pensando na economia, se o condutor trafegar com velocidades menores que 70 km/h, vale a pena ficar com os vidros abertos. Caso contrário, o ar-condicionado é mais vantajoso.

Importante!

Muitas vezes, na cidade, a economia gerada ao usar o automóvel com os vidros abertos não compensa a exposição, pelo risco de assaltos. Portanto, se o seu automóvel tem ar-condicionado, procure manter os vidros fechados para, além de ter maior segurança, aumentar o seu conforto.