08/08

Dicas incríveis para gastar menos combustível

Carros que aliam ótimo desempenho com baixo consumo são aqueles que mais chamam a atenção dos compradores atualmente. Existe tecnologia para tal, como mostram os motores MPI e TSI da Volkswagen, mas o condutor é essencial para garantir a economia nos postos.

E não só com as boas práticas na direção. Os cuidados com a manutenção são de grande importância para o veículo rodar nas melhores condições, com índices de consumo mais eficientes.

Confira algumas dicas para melhorar o consumo de combustível do seu carro:

Não precisa pisar tão fundo

Acelerar mais para chegar em menos tempo não é igual a gastar menos combustível. A conta é um pouco mais complexa, já que forçar mais a aceleração do carro aumenta o consumo.

Segundo cálculos da Energy Saving Trust, ao dirigir a 140 km/h consome-se, em média, 25% mais combustível do que a 110 km/h. Assim, alongar um pouco sua viagem com uma velocidade um pouco mais moderada pode garantir uma melhor eficiência energética.

Use a marcha certa

Forçar o carro em rotações altas aumenta o consumo de combustível. Ou seja, mais do que forçar a aceleração, é importante saber a marcha certa em cada situação para otimizar o uso de torque do motor.

marcha certa

Modelos como Novo Gol e Fox têm sinalização no painel que indicam a hora certa de mudar de marcha.

Claro que há momentos em subidas ou em ultrapassagens é necessário alongar marchas, mas esse tipo de condução não é o ideal para otimizar o consumo energético.

Banguela não reduz o consumo

A tradicional banguela não é sua amiga! Além de poder provocar acidentes e multa, colocar a marcha em ponto morto em descidas não ajuda a economizar combustível – essa estratégia foi anulada com o fim dos carburadores.

Ao tirar o pé do acelerador, o sistema de injeção corta o fornecimento de combustível até a rotação cair para perto de 900 rpm. Nessa faixa, o fluxo é retomado para o carro não morrer. Em descidas, o ideal é aproveitar o freio motor, reduzindo as marchas suavemente durante a frenagem.

Não acelere sem necessidade

Já viu que o sinal está fechado ou o trânsito está lento à sua frente, e então para quê forçar a aceleração?

Aproveite o movimento do carro e pare de acelerar. A resistência do ar, atrito dos pneus e freios serão suficientes para colocar seu carro em repouso de forma eficiente.

Congestionamentos

Se você estiver em um engarrafamento (ou mesmo esperando alguém) e ficar parado por um período superior a 30 segundos, o mais econômico é desligar o motor.

start-stop-novo-golf

Alguns modelos como Golf e Jetta contam com o sistema Start/Stop, que desliga o motor automaticamente quando o veículo se encontra em suma situação de espera.

Não dê bobeira com a manutenção

Cuidados com o carro são essenciais para economizar no posto. Filtros sujos, por exemplo, atrapalham a passagem de ar e combustível e interferem no funcionamento do motor. Não se esqueça de realizar as revisões do seu carro para evitar problemas e garantir um funcionamento correto e eficiente.

Aproveite novos aplicativos

Se o “anda e para” do trânsito é um dos principais inimigos da otimização do consumo, existem recursos que podem te ajudar a melhorar suas rotas.

App Connect mapas

Aplicativos como Google Maps e Waze indicam as rotas com melhor tráfego e podem te ajudar a chegar mais rápido, se estressar menos e melhorar o consumo do seu carro!

Com o App Connect, sistema de infotainment da Volkswagen, você pode acessar seu aplicativo de navegação favorito do seu celular diretamente pelos comandos do carro.

Calibre os pneus

A pressão dos pneus pode fazer a diferença na hora de fazer as contas dos gastos do seu carro. A calibragem menor do que a recomendada pode aumentar o consumo do veículo em até 20%

Os pneus “murchos” geram um maior contato com o solo. O atrito extra exigirá mais do motor para movimentar o veículo. Além do consumo, a calibragem errada pode comprometer a vida útil do próprio pneu e da suspensão.

Evite peso desnecessário

Essa é tão simples que pode parecer básica, mas não deixa de ser verdade. Quanto mais peso seu carro carrega, mais força é necessária para movê-lo em dessa forma, aumenta-se o consumo de combustível. Então tenha cuidado para não deixar objetos pesados sem necessidade no carro.

O dilema do ar-condicionado

Muitas pessoas têm dúvidas a respeito do maior consumo do carro com o ar-condicionado ligado. Com a informação de que com as janelas abertas aumenta-se a resistência do ar e, dessa forma também é maior o consumo, a dúvida aumenta.

O Eco Comfort, sistema que indica boas práticas na direção presente em modelos da Volkswagen, ajuda nessa questão com mensagens de auxílio ao motorista.

Mas para quem não conta com a tecnologia, fica a dica: até os 65 km/h, abrir os vidros é a opção mais econômica. Acima dessa média, o prejuízo aerodinâmico não compensa.

Outra dica é desligar o ar um pouco antes de chegar ao destino, mantendo apenas o ventilador ligado. Além de economizar combustível, o hábito ajuda a eliminar a umidade do sistema, evitando o acúmulo de fungos que pode provocar mau cheiro.

Mantenha distância

Manter a distância do veículo da frente não é apenas uma prática segura. Com uma distância confortável, você pode se antecipar a alguma situação e mudar de faixa evitando que seu veículo tenha que parar, aproveitando a inércia e consumindo menos.

mantenha a distancia

E cabe sempre lembrar: a direção agressiva não combina com as boas práticas para redução de consumo!