09/03

Dicas para checar as luzes do seu carro

Luzes do carro

Vai fazer uma pequena viagem ou sair à noite por uma distância maior que o normal? Então aí vão algumas dicas boas para conferir as luzes do seu veículo para quando dirigir sozinho. Lembrando que é sempre importante verificar regularmente o funcionamento de todos os componentes do carro.

Para checar as luzes, estacione seu carro de ré com a traseira rente a uma parede. Deixe no ponto morto, tire o pé do freio e apague todas as luzes. Em seguida, pise no freio e use os retrovisores para ver as luzes rebatidas na parede. Observe no retrovisor interno se a luz é refletida de forma simétrica. Faça o mesmo procedimento com a luz de ré e a luz de posição.

As setas podem ser verificadas com um processo semelhante, mas é importante estar atento às lâmpadas frontais, caso não tenha nenhum objeto que possa refletir as luzes da frente do carro.

Se o seu carro ficar estacionado em posições diferentes, você sempre poderá observar se todas as lâmpadas estão funcionando propriamente, mesmo que dirija sem companhia. É uma boa estratégia para garantir sua segurança e evitar eventuais multas.