10/12

Dicas para lavar seu carro corretamente

O fim de semana chega e você já começa a pensar: “Está na hora de lavar o carro”. Sim, está! E lavar o carro ao invés de levar num posto ou estabelecimento especializado pode ser uma boa opção. Além da economia, você poderá garantir um carinho e cuidado especial exclusivo para seu possante. Sem contar que, com o clima apropriado, lavar seu carro pode ser uma atividade um tanto quanto terapêutica.

Dicas Lavar carro

Mas a tarefa não é tão simples como parece. Existem alguns cuidados importantes a serem considerados para garantir a melhor limpeza para o seu carro e evitar qualquer problema.

Mas não se preocupe, o Blog da Carbel está sempre pronto para te ajudar! Após nossas dicas para cuidar melhor do seu carro no calor e as melhores formas de otimizar o uso do ar-condicionado, vamos elencar dicas simples e infalíveis para você deixar seu carro limpo, cheiroso e brilhando!

Escolha bem o local

Dê preferência a locais com sombras e certifique-se que a lataria esteja fria. Nos dias quentes ou após desligar o carro, espere cerca de vinte minutos para que o carro esteja em uma temperatura adequada.

Lavando seu VW

Esse procedimento é importante pois o sabão em contato com a superfície metálica quente pode provocar manchas na pintura. Por isso é importante manter o carro molhado – não deixe o produto de limpeza secar – durante todo o processo com água fria. Jamais usar água morna ou quente, acima de 60°.

Tenha os produtos certos

Escolha bem o produto para lavar seu carro. Dê preferência a xampus específicos ou sabão neutro. Detergentes comuns podem manchar a pintura.

Para espalhar a solução do xampu ou sabão, utilize um pano de algodão prensado (microfibra) ou uma esponja umedecida.

materiais para lavar o carro

Para limpar a soleira do carro, onde normalmente acumula-se a sujeira mais pesada, utilize uma bucha, mas não a utiliza no restante do veículo para evitar arranhões.

Ao lavar a os penus e rodas, utilize um aplicador específico.

Se você passou por uma aventura e seu carro acumulou uma sujeira mais pesada, como piche ou asfalto, a querosene é indicada para dissolver essas substâncias. Mas ela deve ser usada com cautela, pois pode causar manchas irreversíveis. Dissolva-a em água e use com cuidado.

Após a lavagem, utilize uma flanela ou um pano que não solte fiapos. Mas tome cuidado para só utilizá-los quando o carro estiver completamente limpo. Caso contrário, o pano no carro ainda sujo poderá causar arranhões.

materiais para lavar o carro 2

Para secar os vidros, é indicado a utilização de palhetas de para-brisa, com movimentos similares aos de um rodo para retirar o excesso de água.

Comece por dentro

Comece retirando os tapetes. Eles podem ser lavados com um jato forte de água e em seguida aplicação do sabão/xampu. Deixe-os secando.

Sem os tapetes, aproveite para aspirar a poeira e demais impurezas que se acumularam sob eles. Utilize um pano limpo úmido para retirar a sujeira do painel e console central.

As peças de plástico e couro do interior do carro devem ser limpadas com produtos específicos. Use um pano macio para aplicá-los e evite os produtos com álcool, que ressecam o plástico. As superfícies de couro podem exigir um cuidado maior. A aplicação de hidratantes garante brilho e renova a textura.

Lembre-se também das borrachas de vedação. É importante aspirar suas cavidades regularmente, verificando a conservação dessas peças, que impedem a entrada de água no veículo.

Lavando a lataria

Feche todos os vidros e molhe o veículo com uma mangueira. Dilua o sabão ou xampu em um balde de água e inicie a limpeza de fato.

A principal regra é limpar a lataria por partes. Como dissemos, não é recomendável deixar o sabão secar. Então, ao ensaboar uma porta, por exemplo, enxague-a antes de avançar para outra parte do veículo.

Lavando a lataria

Durante esse processo, sempre é importante ficar de olho para não exagerar no consumo de água. Feche a torneira enquanto não estiver molhando o seu carro.

É interessante seguir uma ordem para lavar o carro. Por exemplo: teto, vidros, capô, porta-malas, para-choques e rodas. Mantendo essa lógica, você corre menos risco de confundir produtos, e utilizar panos nos locais indevidos, que podem causar manchar ou arranhões.

Toque final

Com a limpeza principal feita, você pode fazer uns gracejos e deixar seu carro ainda mais bonito. Utilize o famoso “pretinho” para deixar os pneus com aparência de novos.

Para um brilho ainda mais forte, você pode encerar o carro. Para tal, o carro deve estar totalmente seco a cera em uma estopa, ou produto similar, e passe na lataria do carro. Não utilize o produto nas partes plásticas e emborrachadas.

Quando os tapetes estiverem totalmente secos, recoloque-os no carro. Utilize um aromatizante para deixar seu carro com cheiro de novo!

Utilize essas dicas e fique com o carro sempre limpo e bem conservado!