22/05

Esfriou? Saiba como cuidar bem do seu carro!

A temperatura cai, o frio chega e é preciso lidar com alguns problemas comuns que aparecem nos veículos nessa época. Desde a partida nos carros flex, passando por problemas com bateria e ar-condicionado, chegando até mesmo à pintura dos veículos. Listamos alguns cuidados a adotar diante dos problemas mais comuns.

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O tanque

Quem tem carros abastecidos com etanol enfrenta o problema do motor que demora a esquentar nos dias frios, graças ao baixo poder calorífico do etanol. Vários automóveis flex são equipados com um tanque com gasolina, o famoso tanquinho, para ser acionado quando a temperatura está baixa. Porém, como as temperaturas caem apenas em algumas épocas ou datas do ano, é preciso trocar a gasolina do tanquinho pelo menos uma vez a cada ano, além de limpá-lo e verificar se a bomba elétrica está ok.

A Bateria

A bateria sofre com o tempo mais frio. O que acontece é que o óleo lubrificante do motor fica mais denso e a bateria custa a permitir a partida do carro e fica fácil perder a carga rapidamente. A dica aqui é a manutenção preventiva. Uma boa vistoria nos componentes, principalmente no alternador, para verificar se ele está recarregando a bateria corretamente. Ah, também é recomendado não dar partida com rádio ou faróis ligados e nem desligar o carro nos congestionamentos.

Ar Condicionado

“Ligar o ar com esse frio? Jamais!” Nada disso, você deve ligá-lo por cerca de 15 minutos, pelo menos uma vez por semana, fazendo com que os componentes do sistema permaneçam lubrificados. Esse cuidado evita até mesmo a proliferação de bactérias e o risco de rachaduras e vazamentos nas mangueiras, nos vedadores e nos selos de borracha.

Pintura

Dependendo de onde é sua cidade, podem ocorrer geadas e mesmo sendo água congelada é preciso saber como cuidar do seu carro para não prejudicar a pintura do veículo. A dica é esperar esse gelo derreter para removê-lo com água bem fria. E mantenha o polimento da pintura sempre em dia.

Fluido do radiador

Anote aí: 50% de água desmineralizada e 50% de aditivo à base de etileno glicol. Essa é a mistura ideal e perfeita para colocar no radiador do seu carro, pois essa mistura altera o ponto de ebulição e congelamento da água, evitando a fervura ou o congelamento dela. Portanto, nada de colocar só água da torneira no sistema.

E os pneus?

Você não precisa calibrar os pneus de forma diferente no inverno, exceto se o manual do seu carro estiver dizendo o contrário. O ideal é fazer a calibragem dos pneus quando eles estiverem frios, isto é, pouco rodados ou depois de o carro ter parado por algumas horas. A calibragem correta ajuda a evitar o desgaste e melhora o consumo de combustível do veículo, trazendo mais economia.