15/05

A fórmula matemática da baliza perfeita

Um dos grandes desafios para quem está aprendendo a dirigir são as famigeradas balizas. E o problema não é apenas para novatos. É muito comum que motoristas com certa experiência desistam de algumas vagas por julgarem muito difícil a baliza em alguma situação.

formula baliza

As técnicas para a baliza perfeita são quase como as formas de parar com o soluço: cada um tem uma. O mais comum é alinhar o carro com o veículo a frente da vaga, iniciar a ré e a partir do momento x (que varia para cada um) iniciar o giro no volante, depois girar no sentido oposto… Enfim, nada muito preciso.

Para acabar de vez com esse problema (ou não), a ciência mais uma vez chega para nos ajudar! O matemático britânico Simon Blackburn, professor da Universidade de Londres, desenvolveu em 2010 uma fórmula à prova de erros para a realização da baliza.

A fórmula representa o raio de viragem (r), a distância entre as rodas dianteiras e traseiras (l), a distância entre a roda dianteira e a quina do para-choque dianteiro (k) e largura do veículo da frente (w). Dessa forma, descobrimos se o espaço é suficiente para o carro. Caso sim, basta realizar os seguintes passos:

  • Alinhar seu veículo com o carro na frente da vaga. Após isso, deixe alinhado seu eixo traseiro o para-choque do carro ao lado, virando o volante até o final em direção à calçada.
  • Acione a ré até que o centro do pneu traseiro esquerdo fique alinhado com parachoque traseiro do carro da frente. Nesse momento, deixe o volante reto, mantendo a ré.
  • Mantenha a ré até que o pneu traseiro fique alinhado da mesma forma que o dianteiro ficou. Vire o volante até o final do sentido oposto, ainda dando a ré.
  • Nesse ponto, a baliza deve estar completa. Na pior das hipóteses, você terá que ajeitar o carro um pouco para frente, já dentro da vaga.

O esquema abaixo pode ajudar a visualizar este passo a passo:

formula baliza 2

Se você quiser um exemplo em vídeo, o apresentador do programa Auto Esporte e piloto de testes da Pirelli, César Urnhani, deu algumas dicas práticas para balizas. Dessa forma, em pouco tempo você estará estacionando seu carro assim! ; )

Fonte: http://www.flatout.com.br/como-fazer-baliza-o-metodo-perfeito-comprovado-matematicamente/