22/06

Fox 2016 é o primeiro carro do Brasil com sistema App Connect

No início do mês, a Volkswagen apresentou a linha 2016 do Fox. Se o modelo não apresentou grandes mudanças no exterior, por dentro o compacto traz uma grande novidade: o sistema de central multimídia App Connect.

Fox 2016 App Connect

O Fox será o primeiro carro do país com o sistema, que traz a possibilidade de usar os sistemas CarPlay, da Apple e do Android Auto, do Google. O App Connect conta com tela sensível ao toque e tem um sensor de proximidade que abre o menu ao perceber uma mão se aproximando. Ele permite fazer chamadas, enviar e ler mensagens, tocar música entre outras funções.

Utilizar o sistema CarPlay é simples. Basta ligar o iPhone no painel do carro por cabo, selecionar a opção no menu e autorizar o uso no smartphone. Os contatos, últimas chamadas, biblioteca de música e a assistente pessoal Siri ficam disponíveis na central.

Fox 2016 App Connect 2

Já o Android Auto ainda não está disponível no Brasil. A App Connect já está pronta para o uso do sistema, mas o Google ainda precisa liberar uma atualização para o Android liberar as funcionalidades no país.

Mas os usuários do sistema operacional não vão ficar na mão. A App Connect também com o MirrorLink, que se conecta smartphones que usam tanto os sistemas Andoid ou iOS.

No entanto, o MirrorLink não permite aplicativos considerados distrativos, e o Waze, popular app de mapas que dá informações sobre o trânsito, é bloqueado. Mas há uma alternativa, já que a Volkswagen Sygis, programa semelhante que também fornece dados do trânsito em tempo real.

As centrais são oferecidas como opcionais a partir da versão Trendline. A opção sem navegação e comandos de voz sai por R$ 2.150, e com navegação, R$ 2,9 mil. Os modelos estarão nas lojas na próxima semana.

Versões

Uma novidade é que todas as versões do Fox 2016 oferecem ar-condicionado como item de série. A versão de entrada, a Trendline, curta a partir de R$ 42.890.

O motor 1.0 de quatro cilindros, anteriormente disponível nas configurações Trendline e Comfortline, deixou de ser oferecido. Em seu lugar, entra o propulsor de três cilindros, já oferecido na versão BlueMotion.

Ele desenvolve até 82 cavalos, com etanol. Além da potência maior, há tecnologias como duplo comando de válvulas, variável na admissão, bloco de alumínio e sistema de partida a frio.