30/05

Fusca e Kombi são do mesmo tamanho?

É difícil imaginar que Fusca e Kombi são do mesmo tamanho. Um é um modelo compacto com pouco espaço no banco traseiro, enquanto o outro é um dos modelos mais icônicos para o transporte de carga e pessoas.

Mas falaremos mais sobre essa questão!

Fusca e Kombi

Essa dúvida surgiu após uma matéria do programa Autoesporte, da TV Globo, falando sobre a história da Kombi. Em determinado momento, o programa apresentou uma animação mostrando os modelos lado a lado, apresentando o mesmo comprimento.

A comparação, registrada no screenshot abaixo, gerou um reboliço por parte dos fãs. O principal argumento é de que a animação do programa teria usado um modelo do Fusca maior que o real, principalmente na dimensão dos para-choques.

fusca e kombi mesmo tamanho

É verdade?

Apesar de Fusca e Kombi compartilharem muitos componentes, os modelos não possuem o mesmo comprimento.

A reportagem pode ter se enganado em virtude de alguns fatores.

O primeiro é o entre-eixos. Os veículos de fato têm a mesma distância entre os centros das rodas dianteiras e traseiras (2,4 metros). As dois modelos possuem abordagens bem distintas. Enquanto os bancos do Fusca ficam no entre-eixos, na Kombi esta área pode ser livre, a depender da versão, para o transporte de carga.

O outro fator é a publicidade da própria Volkswagen, que já usou a comparação entre os dois modelos como ponto positivo para a Kombi. Contudo, nunca foram tratados como veículos de mesmo comprimento.

Fusca e Kombi 2

A Kombi posiciona o motorista sobre o eixo dianteiro e todos os comandos à sua frente. Isso promove um aproveitamento diferenciado do espaço, justificado também pelas claras diferenças entre os veículos.

Cada um, ao seu molde, transformou a indústria automotiva. Feliz de nós podermos acompanhar essa história!

Informações: Flatout