03/08

Novo Polo terá painel totalmente digital nas versões topo de linha

A Volkswagen anunciou novidades para o lançamento do Novo Polo no Brasil. Uma das principais foi a confirmação do Active Info Display, painel totalmente digital atrás do volante, nas versões topo de linha. O recurso é inspirado no Virtual Cockpit da Audi, também do Grupo Volkswagen, e já equipava o Passat.

Novo Polo painel digital

O Novo Polo volta oficialmente ao mercado brasileiro no último trimestre do ano, mas preços e versões ainda não foram confirmadas. Contudo, a Volkswagen já adiantou que o compacto terá tecnologias de segmentos superiores, e o Active Info Display é somente uma delas.

O painel mostra odômetro, conta-giros e apresenta as funções de computador de bordo de forma muito mais gráfica e intuitiva. Adicionalmente, ainda pode mostrar funções de mídia, modos de condução e o mapa com navegação via GPS.

Painel Digital Active Info Display

Junto ao painel digital, está o sistema de mídia com tela de 8 polegadas no centro do console. Com o acabamento em black piano que une todo o painel, o uso das duas telas é uma experiência contínua e única.

O modelo usará a plataforma modular MQB, que equipa a atual geração do Golf. Ela também será utilizada no Virtus, modelo confirmado para o primeiro trimestre de 2018 no Brasil, que será uma versão sedan do Polo. Ambos devem vir de série com direção elétrica. As versões com motor TSI devem oferecer adicionalmente freio a disco nas 4 rodas e controle eletrônico de tração e estabilidade.

As versões com motor aspirado devem ser equipadas com freios a tambor nas rodas traseiras.

Nova nomenclatura para os motores

Uma novidade está chegando para a linha de motores TSI equipados em modelos da plataforma MQB. Os propulsores que unem dupla injeção e turbo compressor serão sinalizados na carroceria; não com número de tamanho do motor (1.0, 1.4 ou 2.0), mas sim do torque ao se colocar o carro em movimento.

No caso do Polo com motor 1.0 TSI, a inscrição na carroceria será 200 TSI, que entrega 128 cv de potência. O 200 de torque está na medida Nm (Newton-metro). No Brasil, a unidade de medida mais utilizada é o kgfm (quilograma força-metro).

200 TSI

O Polo está chegando cheio de novidades que a Volkswagen está revelando aos poucos. Para ficar por dentre delas, acompanhe sempre o Blog da Carbel!