16/12

Lavando o carro sem desperdiçar água

lavando carro

Para tirar onda com um Volkswagen basta deixa-lo brilhando, não é mesmo? Contudo, o uso consciente da água é, muitas vezes, esquecido nessa hora. Por isso, se ligue nas soluções abaixo para evitar o desperdício desse bem tão precioso nos dias de hoje.

A maior parte das pessoas usa a mangueira para lavar o carro. Mas você sabia que, ao deixá-la aberta por meia hora, são gastos até 560 litros de água? Nesse caso, opte por um balde, pois assim você pode economizar até 20 mil litros de água por ano!

Outra opção é utilizar uma máquina a vapor. Ela pulveriza a água em alta pressão a temperatura de até 150 graus, sem utilizar produtos químicos. O vapor “derrete” a sujeira que é retirada utilizando apenas um pano. O único cuidado que você deve ter é com as partes plásticas para não deixar marcas.

Já na lavagem a seco você só vai utilizar um copo de água para diluir os três produtos de limpeza: um para os pneus e rodas, outro para caixa de roda e um terceiro para o vidro e lataria. Esses produtos deixam a sujeira em suspensão que é removida com um pano.

Mas se você tem o costume de lavar o carro no lava-rápido, a nossa dica é procurar um que se preocupa com o meio ambiente, adotando práticas ecologicamente corretas e sustentáveis. Algumas empresas, por exemplo, reutilizam e tratam a água das lavagens dos carros.

Nesses casos, a água que escorre vai para tanques onde é retirada a sujeira sólida e separada a parte oleosa. Daí a água é tratada com produtos químicos, filtrada e armazenada para usar exclusivamente na lavagem de outros carros. Além disso, alguns lava-rápidos reutilizam água da chuva, o que também contribui na economia desse bem.