17/02

Mais pistas sobre a nova geração do Gol com o novo Seat Ibiza europeu

Há pouco tempo, falamos aqui no blog sobre como o novo Polo europeu pode ser um indicativo da próxima geração do Gol. O modelo, em sua quinta geração desde 2008, ganhou um facelift nas linhas externas e com uma série de novidades no espaço interno com o lançamento do Novo Gol em 2016.

A nova geração do Polo deve ser mostrada pela primeira vez no Salão de Genebra, que acontece em março. A Volkswagen ainda não anunciou detalhes sobre o modelo.

seat ibiza 2017

Então, para especular com melhor precisão as novidades para o futuro do Gol, podemos olhar nas outras novidades dentro do próprio Grupo Volkswagen. E o primeiro a dar as caras em 2017 foi o novo Seat Ibiza.

O modelo também estreia no Salão de Genebra e deve ser lançado em junho na Europa, mas já teve seu design apresentado. Ele será o primeiro compacto do Grupo Volkswagen a utilizar a plataforma MQB A0, que será base tanto do Polo como do Gol.

As linhas do Ibiza também se assemelham muito às de um modelo em argila registrados por jornalistas em visita à fábrica da Volkswagen em Anchieta, ainda em 2014. Na ocasião, o modelo já apresentava vincos laterais bem marcantes.

projeto novo gol

O desenho final do Seat confirma isso, além de mostrar linhas e vincos bem agressivos no capô. A frente ainda apresenta faróis com linhas agudas, bem próximas às usadas nos modelos de outra marca do Grupo Volkswagen, a Audi.

A traseira apresenta um formato similar ao da atual geração do Gol, mas mais angulada. Os faróis do Ibiza são mais finos, como no Fox.

Por dentro, o modelo da Seat segue padrões da VW que já foram implementados no facelift do Gol, com saídas de ar horizontais, com tela do sistema de infotainment no centro do console.

seat ibiza 2017 interior

Com os lançamentos do novo Polo e Ibiza agendados ainda para 2017, é provável que a nova geração do Gol chegue ao mercado somente em 2018.

Após o anúncio do Ibiza, o designer brasileiro Kleber Pinho Silva fez uma projeção das formas do compacto brasileiro com base no anúncio do modelo da Seat.

O que vocês acharam?

projecao nova geracao gol