19/12

Mitos e verdades sobre o ar-condicionado do carro

Ar_condicionado_volkswagen

Existem muitas falácias ligadas ao uso de ar condicionado; consumo, manutenção, gasto, para cada detalhe há um rumor. Mas quais são verdadeiros? Separamos algumas das mais faladas “lendas urbanas” sobre o uso do ar para tirar suas dúvidas, confira:

 

1.      A velocidade do ar-condicionado influencia a temperatura?

Mito.

O ar-condicionado tem um termômetro que confere a temperatura do interior do veículo, quando ele chega à temperatura que foi programada ele estabiliza e a mantem independente da velocidade. A única diferença é que o ar vai chegar na temperatura selecionada mais rápido.

 

2.      Ar-condicionado gasta o gás do sistema de refrigeração do carro?

Falso.

Na verdade, a vida útil do gás do ar-condicionado dura enquanto durar o ar. Ele mal precisa ser substituído, salvo casos de vazamentos ou outros problemas de manutenção.

 

3.      O gás do ar-condicionado fica velho e vicia

Mito.

Se a manutenção estiver em dia e o sistema estiver livre de vazamentos o gás durará por toda vida útil do veículo.

 

4.      O óleo do ar-condicionado tem que ser trocado

Mito.

Assim como o gás, se o sistema não tiver nenhuma avaria ou vazamento, o óleo dura por toda vida útil sem necessitar de troca.

Ar_condicionado_volkswagen1

 

5.      Ar-Condicionado reduz pela metade o rendimento do carro.

Falso.

O consumo cai sim, mas não pela metade como dizem. O gasto tem um aumento de 10% a 20%, o que varia de veículo para veículo, essa informação pode ser conseguida no manual do veículo.

 

6.      É preciso ligar o ar-condicionado semanalmente.

Verdade, em partes.

Não é uma regra, mas para o bom funcionamento recomenda-se ligar o ar ao menos uma vez por semana para circular o gás e óleo pelo sistema evitando que as peças ressequem e impedindo o acúmulo de poeira no sistema.

 

7.      Devo abrir os vidros antes de ligar o ar-condicionado?

Sim.

Ao abrir as janelas você circula o ar quente que estava dentro do veículo e isso ajuda o ar-condicionado a chegar na temperatura ideal mais rapidamente. É mais agradável para você e exige menos do ar. Assim que o ar circular, feche as janelas.

 

8.      Ligar o ar-condicionado na cidade gasta mais combustível que na estrada?

Não se trata do lugar, mas da velocidade.

De fato, nas cidades costumamos gastar mais combustível por conta do ar-condicionado, pois, como já foi dito, o desempenho do carro cai de 10% a 20%. Porém nas estradas com os vidros abertos em velocidades acima de 80km/h se tem uma queda no desempenho pela perda de aerodinâmica grande.

Nesse caso, fechar os vidros e se refrescar com o ar condicionado vai promover um consumo menor do que deixar os vidros abertos.

Ar_condicionado_volkswagen2

Você sabia sobre todas essas curiosidades? Agora, com essa leitura, já pode usar o ar-condicionado do seu carro aproveitando cada vantagem e otimizando os gastos!