25/05

Nova Kombi poderá ser elétrica

Com saudades da Kombi? Então relaxe. Segundo o presidente do conselho administrativo da Volkswagen, Heinz-Jakob Neusser, a montadora deve ressuscitar o veículo em até cinco anos. O anúncio foi feito no Salão do Automóvel de Nova York, no início do mês. De acordo com Neusser, a Camper, como a Kombi é chamada na Europa, será relançada com motor elétrico.

nova kombi 1

No momento, a Volkswagen está realizando uma análise de mercado para o retorno do modelo. O design deve retomar o desenho original da Kombi, original dos anos 50, porém com um formato mais quadrado, em contraponto com as curvas do modelo tradicional.

A decisão pelo motor elétrico vem justamente pela opção de design. Para manter o desenho similar ao original, não haveria espaço para um motor a combustão na frente do veículo. Dessa forma, o modelo seria equipado com motor elétrico e baterias instaladas sob o assoalho do carro.

A Kombi parou de ser fabricado no final de 2013. O modelo apresentado ainda é um protótipo e pode sofrer alterações até o seu lançamento oficial, em algum momento dos próximos cinco anos.

nova kombi 2

Essa não seria a primeira vez que a Volkswagen tenta retomar um modelo antigo. Em 2001, a empresa apresentou o Microbus Concept no Salão de Detroit. Dez anos depois, mostrou o Bulli no Salão de Genebra. Nenhum deles chegou ao mercado. Vamos torcer para que a história seja diferente com a Kombi.

nova kombi 3