06/11

Nova Plataforma Modular MQB do Golf 2013

mqb

Antes mesmo de ser lançada, a sétima geração do Golf já estava dando o que falar e agora com a sua chegada ele está deixando muita gente de boca aberta. Isso tudo devido a Nova Plataforma Modular da VW que foi inserida pela primeira vez nesse modelo e que, em resumo, proporciona maior conforto, menor peso e menor consumo de combustível para o Golf.

A MQB está sendo considerada a espinha dorsal da Volkswagen que conseguirá baixar custos e padronizar sua linha de produtos. Isso por que essa tecnologia possui várias partes substituíveis, permitindo a montagem de carros de diferentes tamanhos. Assim, várias fábricas poderão produzir diversos modelos sem maiores complicações.

Dessa forma, o conceito espacial do Golf foi redefinido, garantindo sofisticação, leveza e segurança, ou seja, a distância entre os eixos oferece maior espaço interno e ele é 100 kilogramas mais leve que sua versão anterior o que promove também uma economia de combustível de até 23%.

No que diz respeito à segurança a plataforma MQB vai garantir a introdução de itens como alerta de mudança de faixa, frenagem automática para pedestres e veículos, acionamento prévio de cintos de segurança e fechamento das janelas em iminência de colisão, frenagem automática após a primeira colisão para evitar batida na traseira, entre outros.

Além disso, o MQB facilita a entrada de sistemas de assistência, como o Park Assist que auxiliam o motorista a estacionar o carro, e de controles operacionais e de entretenimento, como de rádio, navegação e escolha do modo de condução.