02/03

Nova SUV compacta da Volkswagen chegará ao Brasil

As novidades da Volkswagen para o Brasil não param. Após a reestilização do Gol e Voyage, a empresa pretende trazer um SUV compacto para o mercado nacional. O lançamento deve acontecer dentro dos próximos quatro anos, parte de um pacote de novidades da montadora para o país.

Nova SUV VW

O modelo ainda não foi confirmado, deve ser apresentado na Salão de Genebra, que acontece de 3 a 13 de março, na Suíça. Provisoriamente chamado de T-Cross, o modelo será construído sob uma versão encurtada da plataforma MQB, a MQB A0, usada no novo Polo.

O modelo deve ser lançado na Europa com tração nas quatro rodas e opções de transmissão manual e DSG. Entre as opções de motor, está o 1.0 TSI que equipa o up! TSI brasileiro e recebeu uma série de prêmios no ano passado.

Mesmo com poucas informações do modelo, publicações automotivas europeias afirmam que o T-Cross provavelmente terá muitas semelhanças com os modelos recentes da VW, em especial o Novo Tiguan.

Utilizando o DNA mundial de design da Volkswagen, o SUV terá um formato quadrado com bordas arredondadas para os faróis de neblina. O farol comum mantém o formato afilado tradicional da marca.

O T-Cross chega para substituir o projeto Taigun, um pequeno SUV que usaria como base o up! e foi descartado por ser pequeno demais. Apesar de especulações de que ele possa chegar no Brasil simplificado, a concorrência mostra como os consumidores estão cada vez mais concorrentes. O segmento de SUVs compactos está em alta no país com modelos como Jeep Renegade, Honda HR-V e Ford EcoSport.

Resta apenas aguardar o Salão de Genebra para conhecer melhor os planos da Volkswagen!