16/05

Novo Golf GTI ganha versão mais potente e bate recorde em Nürburgring

O carro mais vendido da história da Volkswagen acaba de ganhar uma nova versão. Aproveitando os 40 anos do lançamento do primeiro Golf GTI, iteração mais esportiva do hatchback, a montadora lançou o Golf GTI Clubsport S. Trata-se de uma edição limitada, somente 400 unidades foram produzidas, que oferece desempenho, aerodinâmica e visual mais esportivos.

Golf GTI Clubsport S

De cara, o motor é um dos principais chamarizes. O Golf GTI Clubsport S conta com uma variação do 2.0 TSI que oferece 310 cv, 90 a mais que a versão GTI tradicional. O modelo entrega 35,7 kgfm de torque máximo disponíveis em 1.700 rpm. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos e tem velocidade máxima de 265 km/h.

Como o modelo é focado no desempenho esportivo, existe somente a configuração de duas portas com câmbio manual de seis marchas. Os bancos traseiros foram retirados para manter o peso baixo (somente 1.280 kg). O Clubsport S teve os para-choques, defletores e aerofólio modificados. Ele ainda conta com rodas de liga leve aro 19” e bancos em alcantara.

Golf GTI Clubsport S geracoes

Por meio do Dynamic Chassis Control, o Clubsport S garante controle de configurações de suspensão e direção na preferência do motorista. O modelo também recebeu novos amortecedores, novas saídas de escape, bloqueio de diferencial dianteiro para deixar a experiência ainda mais esportiva.

Nurburgring

O Golf GTI Clubsport S mal foi lançado e já fez história. O modelo bateu o recorde entre os carros de tração dianteira na pista Nordschleife, mais longo e tradicional trajeto em Nürburgring, na Alemanha, cravando o tempo de 7:49.21.

Golf GTI Clubsport S recorde Nurburgring

O Golf superou o Honda Civic Type R, que estabeleceu em 2015 a então melhor marca, com 7:50.63. Outros modelos superados foram o BMW M4 (7:52.42) e o Dodge Challenger SRT Hellcat e seus incríveis 717 cv (7:51.51).

A marca é tão importante para a Volkswagen que foi incluído um ajuste sob medida para o Nordschleife dentro do Dynamic Chassis Control.

Golf GTI Clubsport S recorde Nurburgring 2

Segundo a Volkswagen, nenhuma alteração foi feita no Clubsport S para conquistar o melhor tempo no Inferno Verde, como é chamada a pista. Contudo, esse ano a pista recebeu recapeamento em alguns trechos, como no Quiddelbacher Höhe, que perderam suas variações de relevo.

Quer conferir como o Golf desbravou as curvas e retas de Nürburgring? Então confira o vídeo completo do recorde abaixo!