16/01

O futuro do Gol e por que ficar de olho no novo Polo europeu?

Após o facelift com o Novo Gol lançado em 2016, a indústria automotiva brasileira fica à espera do quando uma nova geração do carro mais vendido da história do país será anunciada. E se tivéssemos que buscar pistas para o sucessor da quinta geração, introduzida no mercado nacional em 2008, talvez o ideal seja procurar no Polo europeu.

Já fora de linha no Brasil, o Polo está em sua sexta geração, lançada em 2010. A sétima geração deve chegar ao mercado europeu ainda em 2017 e utilizará a plataforma MQB0.

novo polo europeu

Assim, a expectativa é que o Gol da sexta geração seja um veículo automotor de maior dimensão, mais refinado e com melhor dirigibilidade. Com o Polo fora da linha nacional, a Volkswagen trabalha no Brasil com quatro hatches, partindo do mais compacto Up!, o Gol, passando por Fox até o Golf.

Algumas informações da fabricante sugerem que a nova geração do Gol está sendo desenvolvida em paralelo ao novo Polo, que será apresentado no Salão de Genebra em março. Ainda assim, as previsões são de que a nova geração do Gol só chegue em 2018. Até agora, não há sinal de carros testes ou confirmações de design.

O próximo Gol deve usar uma versão modificada da plataforma MQB, ainda não se sabe se a mesma do Polo ou a MQB-A0, simplificação da versão usada no Golf montado em São José dos Pinhais.

O modelo deve receber novidades na motorização, com opções 1.0 e 1.0 TSI, como acontece no Up!. O compacto deve ter 4 metros de comprimento, com entre eixos de 2,56 cm, cerca de 10 cm a mais que a atual geração, propiciando uma significativa melhora de espaço interno.

Família Gol

Para a nova geração, é bem provável que a Família Gol receba um novo integrante para concorrer o mercado de SUC compacto. É bem provável que o modelo seja baseado no conceito T-Cross Breeze, apresentado em uma série de eventos em 2016, incluindo o Salão de SP.

cross breeze

A linha também pode ganhar uma nova picape cabine dupla para preencher o segmento entre Saveiro e Amarok. Isso já vem de encontro com o realizado no último facelift da Saveiro, em que ela ganhou linhas que a assemelham mais com a picape maior do que com o Gol.

Despedida especial da quinta geração

Assim como o Polo está ganhando uma versão limitada na Europa antes da troca de geração, a Volkswagen pode lançar uma série especial do Gol no Brasil antes do novo modelo. A expectativa é que ele seja baseado no GT Concept, homenagem histórica ao Gol GTi de 1988 apresentado no Salão de São Paulo em novembro.

gol gt

Ainda não há uma confirmação para a data de lançamento do modelo.