26/12

Objetos soltos no carro podem causar acidentes

objetos carro

O porta-malas fica sempre cheio durante as viagens de férias e, por isso, é comum espalhar objetos pelo carro. Mas você sabia que esse ato pode ser bastante perigoso para quem está dentro do veículo?

Segundo Alessandro Rúbio, especialista em segurança viária e organizador de crash testes no Brasil, quando você bate o carro qualquer objeto é projetado para frente com um peso superior ao que de fato possui.

Em um crash teste, a 64km/h, por exemplo, o peso do objeto é multiplicado por 30. Assim quanto maior a velocidade, mais vezes você terá que multiplicar o peso do objeto. Para se ter uma ideia do risco que você pode correr deixando objetos soltos no carro, um simples notebook de 2,5 kg pode ser projetado com o peso de até 70kg!

Além disso, se você precisar fazer uma frenagem de emergência, o objeto que estiver solto vai tirar sua atenção da pista, pois você automaticamente vai levar a mão para segurá-lo. Se você estiver a 100km/h, nessa distração de 1 segundo, você já percorreu mais de 27 metros, tempo e espaço suficientes para provocar um acidente.

Por isso, tenha objetos soltos só no porta-malas, no porta-objetos ou no chão do carro. Do contrário, utilize cintos de segurança e equipamentos próprios para levá-los.