15/05

A origem das marcas do Grupo Volkswagen (Parte 1)

O Grupo Volkswagen é formado por 12 marcas de sete países, incluindo algumas das montadoras mais tradicionais da indústria automobilística, como Audi, Lamborghini, Ducati, Porsche e Bugatti. Toda essa poderosa gama possibilitou ao grupo chegar à liderança mundial de vendas de veículos leves em 2014, com 9,91 milhões de unidades comercializadas.

origem grupo volkswagen

Cada marca tem diferentes origens. Iniciamos agora uma série de posts para apresentar  a história das marcas do Grupo Volkswagen. Confira!

Volkswagen

A história da VW converge com a do seu modelo mais icônico, o Fusca. O modelo foi desenvolvido pelo engenheiro Josef Ganz, criador do termo “Volkswagen” (carro do povo, em português), que visava modernizar e popularizar a produção de veículos na Alemanha no início da década de 1930.

Adolf Hitler viu o volkswagen como uma oportunidade de disseminar a propaganda nazista. Assim, retirou Ganz, um judeu, do projeto, e encomendou o modelo popular a Ferdinand Porsche, que fundou a VW em 1937.

Após a Segunda Guerra Mundial, a empresa teve sua recuperação comandada pelo major britânico Ivan Hirst, que retomou as atividades da fábrica em Wolfsburg, bombardeada durante o confronto.

Audi

A origem da Audi data do início do século XX, em 1909, pelo engenheiro August Horch. A empresa era chamada originalmente de nome August HORCH Automobilewerke Gmbh, mas o engenheiro foi proibido de usar seu próprio nome devido a uma batalha judicial contra sua antiga empresa, Horch & Cia Motorwagen Werke, à qual foi forçado a deixar.

O nome Audi surgiu em 1910, quando um garoto de 10 anos sugeriu a adaptação do sobrenome do empresário para o latim. A produção inicial era em pequena escala, focada em veículos fortes e de qualidade. De 1911 a 1914, um Audi foi campeão do rali que cruza os Alpes austríacos.

A Audi foi responsável por introduzir algumas novas tecnologias no mercado, como cilindros de alumínio e contador de rotações. Em 1921, a Audi apresentou o primeiro veículo de passeio alemão com direção no lado esquerdo. A empresa faz parte do grupo Volkswagen desde 1966.

No próximo post da série, falaremos de Lamborghini e Porsche. Não perca!